Aula em simulador de direção já é obrigatória


Por Tribuna

04/01/2016 às 19h19- Atualizada 04/01/2016 às 19h34

Desde o primeiro dia deste ano, tornou-se obrigatório o uso do simulador de direção nas autoescolas para quem vai tirar a primeira carteira de motorista. As regras foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e valem para a categoria B ou para quem tiver a categoria A e for adquirir a B. Segundo resolução do Contran, publicada em julho do ano passado, os estabelecimentos tinham até o dia 31 de dezembro para se adequarem. Conforme a assessoria do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a fiscalização do uso do equipamento é feito de acordo com a biometria dos alunos.

Com a mudança, o candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B fará 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador. No equipamento, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, em uma segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

PUBLICIDADE

A obrigatoriedade de aulas no simulador foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, proprietários de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional contra o uso do equipamento, alegando que custava caro, entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e não traria grandes benefícios aos alunos. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada, e o Contran informou que o pedido partiu dos Detrans de todo o país.

Em novembro, o Detran publicou normas que regulamentam o uso do simulador. Na época, a Tribuna mostrou que, em Juiz de Fora, algumas autoescolas já estavam se preparando para a obrigatoriedade. No site do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) – www.denatran.gov.br -, é possível encontrar as empresas certificadas e homologadas para a fabricação e fornecimento de simuladores.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.