App para realizar reclamações


Por Guilherme Arêas

12/12/2015 às 17h53- Atualizada 12/12/2015 às 17h58

Cofundador do Colab, Paulo Pandolfi, e o prefeito Bruno Siqueira apresentaram o projeto durante o "Bem comum bairros" (Foto: Olavo Prazeres/12-12-15)
Cofundador do Colab, Paulo Pandolfi, e o prefeito Bruno Siqueira apresentaram o projeto durante o “Bem comum bairros” (Foto: Olavo Prazeres/12-12-15)

O aplicativo de celular Colab e a Prefeitura de Juiz de Fora firmaram parceria para que a plataforma seja mais um canal oficial de comunicação entre o cidadão e o Poder Público. Criada em 2013, a ferramenta já é adotada por 95 municípios brasileiros, como Niterói (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Pelotas (RS), Teresina (PI), Natal (RN) e Campinas (SP). Por meio dela, qualquer pessoa cadastrada no software pode informar a Prefeitura sobre problemas nos espaços públicos (ver quadro). A reclamação pode ser vista por outros usuários do aplicativo. Assim que é a acionado, o órgão tomas as providências e dá um retorno ao cidadão pelo próprio dispositivo. Em algumas cidades, o índice de solução das demandas geradas pelo cidadão chega a 70%. Além do celular, é possível acessar o serviço pelo site www.colab.re. Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas a adotar o app. A novidade foi lançada na manhã deste sábado (12), durante a primeira edição do “Bem comum bairros”, no Centro de Artes e Esportes Unificados, a Praça CEU de Benfica.

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“A intenção é fazer com que a população possa, através de Colab, colocar suas demandas, como focos de dengue, desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, calçadas irregulares e buracos nas vias públicas. Através do aplicativo, vamos receber a demanda e, posteriormente, fazer a atuação da Prefeitura em relação ao problema colocado”, explica o prefeito Bruno Siqueira (PMDB). As postagens contêm foto, local do fato, link gerado pela rede social, comentários e curtidas dos seguidores, para facilitar a identificação.
Uma equipe da Secretaria de Comunicação ficará responsável pelo monitoramento das denúncias e dará uma resposta personalizada ao cidadão, encaminhando a demanda para a secretaria responsável. Segundo o prefeito, a solução do problema virá da forma mais rápida possível, dentro dos limites de atuação da Prefeitura.

O Colab já era utilizado por diversos municípios como um canal informal de contato, mas o aplicativo vem sendo institucionalizado por várias prefeituras, sem custo. Ele pode ser baixado no Google Play (para Android) ou na Apple Store (para iOS). “Em 2013, o Colab foi considerado o melhor aplicativo urbano do mundo, pela News Cities Foundation. Em fevereiro de 2015, ficamos entre os cinco melhores aplicativos de participação e governo, segundo a ONU. E, em outubro, fomos apontados como o negócio com maior impacto social do mundo e a plataforma com maior potencial global de 2015, pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”, elenca o cofundador do Colab, Paulo Pandolfi. As áreas de maior popularidade entre os mais de cem mil usuários cadastrados no sistema em todo o Brasil são estacionamentos, vias públicas, limpeza urbana e calçadas.

 

‘Bem comum bairros’

O lançamento do aplicativo aconteceu durante a primeira edição do “Bem comum bairros”. O projeto levou à Praça CEU brincadeiras, atividades físicas orientadas, atrações culturais, dança, práticas esportivas, serviços de saúde e show com o músico Thiago Lopes. As crianças foram presenteadas ainda com a chegada do Papai Noel oficial da cidade. Equipes da Secretaria de Saúde realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medidas e avaliações de peso e altura, além de orientações quanto a higiene bucal e palestras sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ainda dentro da programação do “Bem comum bairros”, a Prefeitura realizou o “Dia D” de conscientização às regiões onde foi encontrado o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti.

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