Presos arrancam grade de cela na delegacia e tentam fugir
Cinco presos em flagrante tentaram escapar de uma cela na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha, Zona Nordeste, na noite desta quinta-feira (10). De acordo com informações das polícias Civil e Militar, um dos homens, 30 anos, que estava detido por furto qualificado em uma loja no Centro, teria conseguido fazer uma alavanca com o corpo para arrancar a grade. Ao ser surpreendido por um investigador no corredor da delegacia, ele ainda tentou disfarçar, alegando que era funcionário terceirizado e estava fazendo reparos elétricos no prédio. No entanto, o policial descobriu que ele era foragido e logo buscou reforço para evitar a fuga dos outros quatro detentos. A maioria havia sido presa por tráfico de drogas no Bairro Jardim Natal, Zona Norte.
O caso aconteceu por volta das 21h, quando parentes dos envolvidos estariam tentando tumultuar o local, e a mãe de um deles chegou a receber voz de prisão. De acordo com o delegado Rodolfo Rolli, os presos estavam na cela destinada aos que são detidos pela PM. Eles permaneceriam no local até as ocorrências serem recebidas pelo plantão da Polícia Civil e pela autoridade responsável para dar prosseguimento ao flagrante. O cômodo possui duas grades, uma delas voltada para a sala da PM, e outra para o corredor da delegacia, por onde tentaram escapar.
O homem que teria arrancado a grade estava exaltado no momento da ação. Parte da parede também foi danificada. Na manhã desta sexta (11), os reparos já estão sendo realizados, e a Polícia Civil decidiu fechar com parede de alvenaria a porta que era cerrada com grade, deixando apenas uma entrada e saída da cela. Enquanto o cômodo é consertado, os presos em flagrante pela PM estão temporariamente na cela de responsabilidade da Polícia Civil.
Segundo o boletim de ocorrência, os militares e investigadores que detiveram o grupo precisaram usar de força moderada para impedir a fuga. Os suspeitos foram algemados e devem ser encaminhados nesta sexta ao Ceresp. “O homem preso por furto qualificado também foi autuado por dano ao patrimônio público. São dois flagrantes distintos”, ressaltou Rolli. “Ele forçou a grade de uma determinada maneira, que tirou ela totalmente do lugar”, completou. Já os outros quatro detidos tiveram o flagrante confirmado por tráfico. Antes dos reparos, peritos realizaram os levantamentos no local.