Receita de Família – Biscoitão de polvilho


Por JÚLIA PESSÔA

06/12/2015 às 07h00

Mal piscamos, e os festejos de fim de ano já batem à nossa porta mais uma vez, o que significa, em muitas casas, tempo de reunir a família por vários dias para celebrar. Abrindo a série de receitas especiais de Natal e Réveillon, o biscoitão de polvilho é uma daquelas cartas na manga, ideais para quando há muita gente em casa e pouco tempo para criar na cozinha. “É muito fácil de fazer, usa poucos ingredientes e toma pouco tempo no preparo. É ideal para quando a gente quer servir algo diferente. Cai muito bem com um cafezinho ou chá”, conta Rosângela Vidigal, que ensina a preparar o quitute, criação de seu Tio Zé, que a cozinheira vem repetindo em reuniões de famílias e amigos. “É um sucesso. Meu tio fazia sempre na casa de minha avó e me passou a receita quando já estava casada. É uma das minhas receitas que as pessoas sempre testam e mandam fotos, mensagens, dizendo que deu certo, porque não tem mistério”, diz ela, que lançou, em 2015, o livro “Na mesa lá de casa”, com recursos próprios e reunindo preparos assinados por ela e releituras de típicas receitas caseiras.

Para Rosângela, que cresceu aprendendo a cozinhar com a mãe e a avó, a publicação é um desejo antigo e a realização de um sonho. “Sempre tive vontade de publicar minhas receitas, e as pessoas sempre me pediam e diziam que eu deveria fazer um livro. Estou muito feliz com o resultado e com a receptividade, já estamos imprimindo a segunda edição”, conta a cozinheira, destacando que o projeto também foi feito em família, já que a edição do livro ficou sob a responsabilidade de Fernanda, sua filha, que é jornalista e, seguindo a tradição das Vidigal, também adora cozinhar. “É nossa paixão. Eu, então, adoro inventar, mudar ingredientes de uma receita, testar novas fórmulas até dar certo e ficar com meu toque”, diz Rosângela. O livro pode ser encomendado na página homônima no Facebook.

PUBLICIDADE

Segundo ela, um dos momentos que requer atenção especial no preparo do biscoitão é quando a massa começa a crescer. “Quando isso acontecer, deve-se abaixar o forno um pouco para que ele fique no ponto certo, que é quando a massa começa a se soltar da forma. Ela estará pronta quando estiver com uma aparência douradinha”, observa a cozinheira. No preparo da massa, o queijo pode ser substituído pelo sem lactose, e o óleo pode ser trocado por meia medida de azeite e meia de manteiga.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.