150 policiais iniciam ‘Operação Natalina’


Por Tribuna de Minas

28/11/2015 às 18h31- Atualizada 28/11/2015 às 18h36

Início da operação foi "inaugurada" no Parque Halfeld na manhã deste sábado
Início da operação foi “inaugurada” no Parque Halfeld na manhã deste sábado

Com o período das festas se aproximando, a Polícia Militar desencadeou, na manhã deste sábado (28), após solenidade realizada no Parque Halfeld, a “Operação Natalina”, que visa a reforçar o policiamento e a segurança nas ruas que formam o polígono Central, local em que nesta época do ano é registrado maior fluxo de pessoas, mercadorias e dinheiro. Serão empenhados cerca de 150 policiais. A operação também se estenderá aos centros comerciais de Cidade Alta, Benfica, na Zona Norte, Alto dos Passos e São Mateus, região Sul.

Ao contrário de 2014, a “Operação Natalina” deste ano teve início antes do período em que o comércio começa a funcionar em horário especial, com início previsto para 12 de dezembro. “A Polícia Militar se antecipa para levar a sensação de segurança ao máximo até as comunidades. Entendemos que, no momento em que as pessoas recebem a primeira parcela do 13º salário, tem início a movimentação. Este mesmo efetivo será empenhado, também, após o Natal, pois existe a demanda da população para as trocas de presentes e promoções”, explica o chefe da Comunicação Organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM), major Marcellus de Castro Machado.

PUBLICIDADE

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, a operação é de grande valia tanto para a população de Juiz de Fora, quanto a de outras cidades. “Esperamos que o movimento seja harmonioso e sem preocupações. Claro que o consumidor precisa estar atento a alguns cuidados, por isso, a campanha de Natal feita entre o Sindicomércio e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), vai focar nas orientações dadas pela polícia”.

Segundo major Marcellus, durante a operação a PM vai distribuir panfletos com dicas de autoproteção, como ter cuidado com seus pertences, transitar com as bolsas na frente do corpo, contar o dinheiro dentro de agências bancárias e de forma discreta. “Pedimos para que o consumidor dê preferência às compras com cartão, para evitar andar com muito dinheiro. Aos lojistas, orientamos para que fiquem atentos a pessoas suspeitas, que retirem objetos que possam atrapalhar a visão do caixa e evitem deixar dinheiro acumulado na loja.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.