FOCO NO MERCADO
Nissan incrementou a lista de equipamento da Frontier. Principalmente da versão SV Attack 4×4, que vem com câmbio manual de seis velocidades ou automática de cinco velocidades. A central multimídia ganha tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, DVD, Bluetooth e sistema de navegação por GPS. O volante multifuncional aciona o navegador, o controle de cruzeiro no volante e o som. Ela ganhou também faróis de neblina, acabamento externo na cor Titanium, faróis e lanternas com máscara negra e alarme com acionamento por controle remoto. A versão também incorporou câmera de ré.
SINAL VERDE
A Volkswagen vai iniciar a importação do Passat de oitava geração nas versões sedã e Variant. O modelo vem equipado com o mesmo motor do Golf GTI, o 2.0 TSI de 220cv de potência e 35,7kgfm de torque, com câmbio automático DSG de dupla embreagem com seis marchas. O novo Passat passa a ser construído na plataforma modular MQB e perdeu 1,4cm de altura, ganhou 1,2cm de largura e 7,9 no entre-eixos. Por conta do euro a quase R$ 4, os preços devem pular dos iniciais R$ 120 mil na sétima geração para R$ 170 mil.
NO RITMO
A PSA aproveitou o Salão de Guangzhou, na China, para mostrar o DS4 4S, uma versão alongada do DS4. O hatchback segue uma estratégia simples, aposta numa configuração entre hatch e perua para brigar no segmento Premium na própria China, onde será produzido. Ele tem 15cm a mais que o DS4 “normal” e o entre-eixos chega a 2,71 metros. O visual ficou mais agressivo com a grade que avança sobre os faróis, que têm três leds em cada lado. A parte traseira se destaca pelas lanternas simples. Sob o capô, o tradicional 1.6 THP com versões de 204cv e de 163cv, com câmbio automático de seis velocidades.
NOVO ESTILO
A Honda mostrou no Salão de Milão que ainda é capaz de alguma ousadia estética. Pelo menos em uma motocicleta conceito, como a CB4. A “naked” é baseada mecanicamente na CB 650F, que tem motor de quatro cilindros de 87cv de potência. Mas o quadro foi desenhado especificamente para ela. O visual é dominado por curvas e reentrâncias e ela usa fibra de carbono para ampliar a esportividade. O destaque fica para o coletor de escape com quatro canos cromados que lança em duas ponteiras elevadas.
FUTURO À VISTA
A Volvo exibiu o protótipo 26 Concept no Salão de Los Angeles para dar uma ideia de como será o interior de seus veículos autônomos. Quando entra em modo autônomo, o volante se retrai, o banco se reclina e um computador all-in-one emerge do painel para que o passageiro possa trabalhar, jogar ou mesmo ver TV. O número 26 do nome faz referência ao tempo em minutos que um escandinavo perde, em média, indo e voltando entre a casa e o trabalho – se fosse no Rio ou em São Paulo, este número chegaria facilmente aos três dígitos. Em dois anos, a Volvo pretende ter uma frota de veículos autônomos nas ruas de Gotemburgo, na Suécia.
NO FLUXO DO MERCADO
Bem na antiga tradição de modelos construídos em pequenas garagens, a inglesa Zenos mostrou seu novo E10R. Claro que a garagem agora é bem mais sofisticada. O modelo tem chassi construído em alumínio e fibra de carbono e pesa apenas 700kg. Sob o capô, o motor é o 2.3 EcoBoost, da Ford, com 350cv de potência, 48,4kgfm de torque. Nessa equação, o modelo faz de zero a 100km/h em três segundos e chega aos 250km/h. O câmbio é manual de seis marchas. O preço na Inglaterra é de 39.995 libras esterlinas, algo em torno de R$ 225 mil.
CHEIO DE GÁS
A fábrica da Kia na Bahia pode não sair do papel, mas a marca começou a produzir em sua nova fábrica mexicana, em Pesquería. A construção que levou mais de um ano e teve investimentos de quase US$ 3 bilhões, cerca de R$ 11 bilhões. A fábrica deve responder por 300 mil unidades/ano e produzir, entre outros, o compacto Rio e o médio Cerato, que devem ser exportados para o Brasil a partir de 2016. Os modelos terão o mesmo motor 1.6 flex de 128cv já usado por aqui pela Hyundai e pela própria Kia.
MAIS COMPLETO
A Chevrolet mal lançou o OnStar no Brasil e já o atualizou. Agora, o sistema de atendimento remoto da marca também atende aos usuários de iPhone, iPad e iPod – até então, só operava com Android. A partir de um aplicativo é possível travar portas, monitorar a movimentação do carro e até receber um aviso quando a velocidade máxima predeterminada é ultrapassada. O serviço, que é pago, ainda conta com uma central de atendimento para funções como reserva de restaurantes, informações sobre trânsito e pesquisas rápidas na internet.
MARKETING EM CAMPO
A Tata Motors contratou o craque Lionel Messi para ser o embaixador do compacto que lançará em breve na Índia, o Zica. O jogador de futebol argentino será o responsável por tornar o modelo conhecido mundialmente, já que os planos da marca são vender o carro em diversos mercados do globo terrestre.