Feirão movimenta a manhã no Procon


Por Bárbara Riolino

23/11/2015 às 14h58- Atualizada 24/11/2015 às 08h22

Atualizada às 21h05

procon_olavo
Foto: Olavo Prazeres

Cento e oitenta e três juiz-foranos marcaram presença nesta segunda-feira (23) no primeiro dia do Feirão Limpa Nome promovido pelo Procon. Durante a manhã, muitos foram negociar diretamente com as 15 empresas credoras participantes, na tentativa de quitar as dívidas e recuperar o crédito na praça. A estimativa é que existam, pelo menos, 120 mil inadimplentes na cidade. Para participar do programa, é necessário possuir dívida em atraso com mais de 60 dias e o nome negativado. A expectativa do órgão de defesa do consumidor é resolver boa parte dos casos a partir de condições diferenciadas e atrativas, para que os interessados consigam reprogramar o orçamento doméstico e começar 2016 sem pendências.

PUBLICIDADE

Uma secretária estava entre aqueles que recorreram ao Feirão Limpa Nome. Há um ano, ela se enrolou com o pagamento do cartão de crédito e com a fatura da conta de celular. Por conta disso, ficou inadimplente e com o nome negativado. “No começo, quando tudo aconteceu, fiquei sem emprego e não consegui honrar com os compromissos. Já estou empregada novamente e espero começar o próximo ano sem dívidas. Não há nada melhor do que ter o nome limpo.”

Com a fonte de renda irregular – agravada este ano pela crise -, uma autônoma foi ao Procon verificar as possibilidades oferecidas pelos credores. O objetivo dela é quitar uma dívida de R$ 2.800, referente a débitos com cartão de crédito e com compra em um magazine. “Quero limpar meu nome não para comprar mais, mas para ficar mais tranquila. Infelizmente não tenho como pagar tudo de uma vez. Quero ver se consigo reduzir os juros e dividir”, comenta.

Para o superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, o primeiro dia de campanha foi “um sucesso”. Segundo ele, os bancos foram os mais demandados. Embora a procura tenha sido considerada tímida pela manhã, ganhou corpo ao longo do dia. O montante de dívida negociado não foi calculado. A expectativa do superintendente é de que movimento seja ainda maior nos próximos dias.

O Feirão Limpa Nome segue até sexta-feira e reúne empresas de diversos segmentos, entre bancos, financeiras, operadoras de telefonia e supermercados, dispostas a sentar à mesa para negociar. Entre as companhias confirmadas estão: Agiplan, Bahamas, Banco do Brasil (BB), Banco Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cemig, Cesama, Claro, HSBC, Losango Financeira, Oi-Telemar, Santander, Sky e Tim.

O Feirão Limpa Nome acontece das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na sede do Procon, na Avenida Itamar Franco 992, Centro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.