Empresários discutem engajamento na melhoria da gestão do município


Por Tribuna

31/10/2014 às 14h56- Atualizada 31/10/2014 às 16h35

Diversas lideranças empresariais de Juiz de Fora participaram nesta sexta-feira (31) de um encontro com o diretor do Instituto Votorantim, Cloves Carvalho, e com a diretora presidente da Comunitas – organização que busca estimular o engajamento da sociedade no desenvolvimento do país -, Regina Siqueira. O objetivo foi apresentar aos empresários o projeto de fortalecimento da gestão municipal proposto pela Comunitas, que, em sociedade com a Votorantim e com a iniciativa privada local, vai patrocinar um serviço de consultoria para a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), visando à melhoria na gestão municipal e aumento nos recursos do Município, sem que isto resulte em mais impostos para a população.

“A participação do empresariado local é fundamental, talvez a parte mais importante desse processo. A Votorantim é uma das grandes madrinhas deste projeto, mas são os investidores da cidade os mais beneficiados, pois são os agentes econômicos locais”, disse Cloves. A Votorantim participa com 25% dos R$ 3 milhões necessários para contratar a Falconi, empresa de consultoria que vai trabalhar junto à PJF. Outros 25% ficam a cargo de investidores do município e 50% é bancado pelo fundo da Comunitas.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário de Governo da PJF, José Sóter de Figueirôa, e encontro foi importante por suscitar junto aos líderes locais a importância do desenvolvimento sustentável, o que inclui não apenas questões de equilíbrio fiscal, mas temas relativos a prestação de serviços, eficiência na comunicação e na administração de projetos, a inovação em setores como saúde e educação e o intercâmbio de ideais e práticas exitosas sobre investimento social corporativo, além da discussão de projetos e tendências na esfera social. “Tudo será importante para que desperte na iniciativa privada a vontade de construir um trabalho de longo prazo, pela melhoria da economia e dos serviços no município.”

Fundada no ano 2000, pela então primeira-dama da República, Ruth Cardoso, a Comunitas tem por objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país, e entende que uma das principais formas de fazê-lo é pela melhoria das gestões municipais, por vezes negligenciadas. O programa já foi implantado em oito cidades de diferentes regiões do Brasil: Campinas-SP, Paraty-RJ, Pelotas-RS, Santos-SP, Itirapina-SP, Juiz de Fora, Teresina-PI e Curitiba-PR. Foram escolhidas cidades governadas por diversos partidos – PT, PSB, PSDB, PDT E PMDB -, todas com prefeitos em primeiro mandato.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.