Profissionais e amadores celebram o esporte ao ar livre


Por Gustavo Penna

14/11/2015 às 20h10

 

xterra-dentro-olavoA edição 2015 do XTerra Juiz de Fora, etapa que encerra a temporada, começou neste sábado (14) com muito suor e superação. Foram oito provas disputadas na Represa Doutor João Penido envolvendo natação, mountain bike, corrida e stand up paddle. O principal destaque do dia foi o triatlo, que uniu 1km de nado pela represa, 26km de ciclismo e ainda 6km de corrida por trilhas. Desafio intenso para os profissionais, mas que representou momentos igualmente inesquecíveis para atletas amadores, anônimos que fazem do esporte uma celebração à vida.

PUBLICIDADE
Empresário Vinícius Mattoso (na foto, o terceiro da esquerda para a direita)está reaprendendo a viver após se recuperar de um grave acidente. (Foto: Olavo Prazeres/14-11-15)
Empresário Vinícius Mattoso (na foto, o terceiro da esquerda para a direita)está reaprendendo a viver após se recuperar de um grave acidente. (Foto: Olavo Prazeres/14-11-15)

Nascer novamente foi um privilégio para Vinícius Mattoso. Aos 38 anos, o empresário está reaprendendo a viver após se recuperar de um grave acidente. Há quase um ano, iniciava mais um sábado de ciclismo pela BR-040 com amigos. Pouco depois de passarem pelo Salvaterra, os ciclistas foram surpreendidos por um veículo que deixava um condomínio. O susto fez que Vinícius tocasse a roda traseira de outra bicicleta. A queda causou um traumatismo que o deixou entre a vida e a morte.

Foram 35 dias em coma, desacreditado pelos médicos. Mas veio a recuperação e, com ela, a luta para voltar ao esporte. Neste sábado, Vinícius teve esse prazer. Cercado por amigos e familiares, o atleta abriu o revezamento do triatlo completando 1km de natação. O fim do desafio foi comemorado como um título. “Foi muito bom. Gostei demais! Antes da prova eu estava com medo, mas deu tudo certo. Foi um sentimento muito bom, adorei ver todo mundo me dando força. Algumas pessoas eu nem conheço, mas vinham falar comigo. O próximo passo é voltar a andar de bike. Foi muito bacana”, disse o emocionado Vinícius.

Aguardando o fim da natação para dar início ao trecho de mountain bike e corrida no revezamento, o amigo Jorge Luiz Arantes Júnior parecia mais ansioso pela chegada do amigo do que propriamente com o início de seu desafio pessoal. Para quem viveu 25 anos de amizade,presenciando o acidente e todo o drama do parceiro, o dia 14 de novembro de 2015 ficará gravado na memória.

“O médico passou que o quadro dele seria irreversível. Foram 35 dias em coma na UTI. A recuperação foi lenta, mas hoje, graças a Deus, o Vinícius está liberado para praticar esportes. Em outubro, dois amigos e eu fomos até Aparecida do Norte de bicicleta em homenagem. Foram 340km em dois dias. Pretendemos fazer isso todos os anos. A situação que eu passei com ele na estrada não desejo para ninguém, nem para o pior inimigo”, afirma Jorge Luiz.

O acidente deixou algumas marcas. Para a prática esportiva, a dificuldade de movimentar um dos braços é só mais um obstáculo. A forte medicação para o tratamento fez com que Vinícius ganhasse muitos quilos. Pedras pelo caminho que deixam o super-herói da família ainda mais forte. “O pai costuma ser o herói do filho, mas hoje ele é o meu herói. Estar aqui já é uma vitória. Uma conquista da família toda”, afirma o pai Waldemar Mattoso.

 

Em família

Mas nem só em situações extremas o esporte é capaz de trazer união. Para o engenheiro civil Anderson Menezes, participar do triatlo do XTerra Juiz de Fora foi uma oportunidade de viver momentos de integração com a família. Pela primeira vez na cidade, o atleta de 37 anos trouxe a esposa e dois filhos para o evento. “Essa é a terceira vez que participo do XTerra, mas é a primeira no triatlo. Tem sido uma experiência muito legal para toda a família. Acredito que estou dando um bom exemplo para os filhos”, diz Anderson.

Se o pai for se basear pela presença dos filhos Ana Clara, de 11 anos, e Antônio, de apenas 2, na kids mini corrida, poderá confirmar a influência positiva que está exercendo no desenvolvimento das crianças. “Na minha escola tem torneio e eu também corro. Comecei a correr pelo meu pai. Já corri 1km antes, mas é muita coisa, né?”, afirma Ana Clara, que participou do desafio infantil de 1km. Já o pequeno Antônio participou da prova de 100m.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Domingo

Neste domingo é dia de novos desafios e histórias de superação. O XTerra Juiz de Fora chega ao fim, mas não sem antes estimular novas conquistas pessoais. Às 8h, aproximadamente 600 participantes estarão presentes ao desafio de 9km de corrida na trail run. O evento será encerrado com 26km de mountain bike, com largada às 11h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.