Em nova rota


Por LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA

05/11/2015 às 07h00

Marca do Leão busca um nível de sofisticação superior ao encontrado nas marcas generalistas

Marca do Leão busca um nível de sofisticação superior ao encontrado nas marcas generalistas

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As coisas não andam fáceis para a maioria dos fabricantes de automóveis no Brasil. Para a francesa Peugeot, os resultados da crise nas vendas têm sido particularmente cruéis. Em 2008, tinha 3,09% de participação nas vendas totais de automóveis de passeio e era a sétima marca que mais vendia no país. Sete anos depois, a marca do leão detém em 2015 algo perto de 1,1% de “share” e disputa o 12º posto no ranking de maiores vendedores no mercado local. Para reverter essa tendência, a Peugeot planeja implantar no Brasil a atual estratégia global do grupo PSA Peugeot Citroën – que inclui as marcas Citroën e DS. Segundo o planejamento da multinacional francesa, a DS concorre no segmento de luxo, a Citroën disputa com as marcas generalistas e a Peugeot passa a priorizar o consumidor que busca um nível de sofisticação superior ao encontrado nas marcas generalistas. E o lançamento no Brasil do “facelift” do médio 308 já segue essas novas diretrizes – apresentadas por aqui junto com o crossover compacto 2008, em abril desse ano.

A segunda geração do 308, que já é vendida na Europa desde o início de 2014, será importada da França em 2016 para se tornar a futura versão de topo de linha da Peugeot no segmento de hatches médios. Mas a marca acredita que o 308 de primeira geração, que continua a ser produzido na Argentina e que abastece o mercado brasileiro desde o início de 2012, ainda tenha fôlego para competir no Mercosul – e que esse fôlego será revigorado com a atual reestilização. Por isso, o novo visual do modelo fabricado na cidade argentina de Palomar foi apresentado durante o último Salão de Buenos Aires, em junho. Os retoques estéticos visaram a deixar o hatch visualmente alinhado ao atual “family face” da Peugeot – apresentado no conceito Onyx, no Salão de Paris de 2012.

Em relação ao 308 anterior, a alteração mais marcante fica na parte frontal. O leão sai do capô e volta para a grade. Os faróis, agora com máscara negra, tiveram o interior retrabalhado. O novo para-choque possui na área inferior uma grade em acabamento preto, que atravessa todo o veículo e abriga as luzes diurnas em leds e os faróis de neblina. Na traseira, as lanternas mantêm o mesmo formato, mas os elementos internos foram redesenhados e agora exibem três listras – que, segundo o marketing da Peugeot, “remetem às garras do leão”.

A meta é concorrer apenas entre as versões intermediárias e “tops” nos segmentos onde atua. A linha 308 começa na versão Allure 1.6 manual, que já vem com uma lista de equipamentos de série bem completa: teto panorâmico, ar-condicionado bi-zone, nova central multimídia com Mirror Link e Link MyPeugeot, alarme, sensor de estacionamento, seis airbags, regulador e limitador de velocidade, luzes diurnas em leds e detalhes de revestimento em black piano, entre outros. Vem com o motor 1.6L 16V FlexStart, de classificação “A” no programa de etiquetagem do InMetro. Desenvolve 122cv de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4kgfm a 4.000rpm. É acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades com sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada. Sem opcionais, o Peugeot 308 Allure manual custa R$ 69.990.

Já na Allure Automática, o motor é um 2.0 litros 16V VVT Flex, com potência máxima de 151cv a seis mil rotações, quando abastecido com etanol. O torque máximo alcança 22kgfm a quatro mil rpm, também com etanol. Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6II, de segunda geração. Essa versão começa em R$ 75.900.

Na versão Griffe, o 308 traz o motor turbo THP Flex de 173cv, um bicombustível de injeção direta com turbocompressor. A potência máxima é de 173cv a seis mil rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5kgfm, já aparece a 1.400rpm, permanecendo constante até quatro mil rpm. Associada ao motor está a nova transmissão automática EAT6 com função “Eco”, que prioriza a economia no consumo de combustível. Na Griffe, a câmera de ré e o sensor de estacionamento dianteiro também são de série. O preço do 308 “top” parte de R$ 82.900.

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Disposto a encarar a briga com Ford Focus, Hyundai i30, Volkswagen Golf e Chevrolet Cruze Sport6, o 308 de cara nova chega aos revendedores brasileiros da Peugeot em novembro. A marca espera vender por aqui entre 250 e 300 unidades mensais.

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