Conhecidos vencedores do Festival Primeiro Plano
Após mais de 30 horas de exibições, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, encerrou a 14ª edição do evento. A cerimônia de premiação aconteceu no Cinearte Palace, na noite deste sábado (31).
O prêmio de melhor filme da Mostra Competitiva Mercocidades ficou com “Verão 98”, da diretora Valentina Azúa. Jonas Costa foi considerado o melhor diretor pelo trabalho realizado em “Bruxa de Fábrica”. O curta “Uma Noite e Meia”, de Suzana Costa Amaral, levou a menção honrosa da categoria nacional (veja lista completa no final).
[Relaciondas_post]
Já na Mostra Competitiva Regional, que reuniu produções de Juiz de Fora e municípios da Zona da Mata, o curta “Marlene – Historias de um forró”, de Jéssica Faria Ribeiro, foi o grande vencedor do prêmio Incentivo Primeiro Plano, que destina R$ 7 mil ao melhor curta universitário. Com essa verba, os diretores terão apoio do Luzes da Cidade, Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, para realizar uma nova produção no ano que vem. Pelo júri popular, os vencedores foram os curtas “Marlene – Historias de um forró”, de Jéssica Faria Ribeiro, e “Véspera”, de Analu Pitta e Rodrigo Souza.
Uma das novidades deste ano foi a criação do júri especializado para premiar em R$ 500 o melhor curta da Mostra Competitiva Regional. O contemplado na estreia desse prêmio foi o curta “Véspera”, de Analu Pitta e Rodrigo Souza. Ainda entre os filmes regionais, receberam menções honrosas os curtas “Elegia”, de Mariana Costa, “O Pequeno Objeto A”, de Daniel Abib, e para a MC Xuxú, por “Grave”.
Balanço e Perspectiva
Em 2015, as produções foram exibidas no Cinearte Palace, Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU) e Centro Cultural de Benfica, além de debates na Funalfa e oficinas promovidas na Casa de Cultura da UFJF. Somando as 14 edições do evento, o Festival comemora também a marca de 70 mil espectadores.
A novidade para 2016 é que Primeiro Plano passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município de Juiz de Fora. A inclusão aconteceu após a aprovação, por unanimidade, na Câmara Municipal, do projeto de lei do vereador Zé Márcio (PV).