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Brasileiros financiam mais carro do que casa, diz pesquisa

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Cinco em cada dez consumidores (49%) que contrataram financiamento nos últimos 12 meses utilizaram o serviço para a compra de um veículo. O dado faz parte da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que ouviu consumidores nas 27 capitais brasileiras para descobrir o que os motivam a contratar um financiamento. Conforme o levantamento, em segundo lugar aparecem, empatados com 15%, eletrônicos e imóvel próprio. A maioria dos financiamentos (45%) foi motivada pela possibilidade de realizar um sonho de consumo. Já imprevistos e necessidades representaram 28% dos motivos, seguidos de empréstimos realizados para ajudar amigos ou familiares, com 16%.

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Outro dado interessante presente na pesquisa foi o aumento do percentual de pessoas que recorrem a esta modalidade de crédito: 16% dos consumidores contrataram algum tipo de financiamento nos últimos 12 meses, enquanto que, na pesquisa anterior, apenas 10% tinham recorrido a eles. Segundo as entidades, o financiamento pode ser um grande passo na vida de uma pessoa ou de uma família, configurando como a chance de sair do aluguel, de adquirir bens de valor maior ou para começar um negócio.

Fonte: Associação de Consumidores (Proteste)

Planejamento e controle

Para que o financiamento não vire uma dor de cabeça, economistas recomendam verificar o orçamento antes de começar a pagar as parcelas. Na pesquisa, os brasileiros que fizeram algum tipo de financiamento possuem, em média, 19 parcelas para pagar, o que indica ser um compromisso financeiro que irá comprometer suas finanças por um bom tempo. Assim, oito em cada dez consumidores (82%) garantiram ter checado as finanças antes de assinar o contrato, enquanto que 10% resolveram arriscar sem verificar a real possibilidade de cumprir com as prestações ao longo do período contratado.

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A maioria (74%) dos usuários de financiamento ouvidos garante realizar o controle do pagamento das parcelas, sendo que 32% preferem realizar as anotações em papel, 30% são adeptos da planilha digital e 13% utilizam algum aplicativo de finanças pessoais. Por outro lado, 23% negligenciam a tarefa, alguns alegando fazer de cabeça (19%) e outros 4% admitindo, de fato, não controlar. O controle parece estar sendo efetivo: 76% dos entrevistados afirmam estar com todas as prestações em dia, enquanto 14% possuem pelo menos uma parcela em atraso. Quase 40% dos que atrasaram o pagamento foram negativados pela inadimplência com as parcelas do financiamento.

Tentativas

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Nos três meses anteriores ao estudo (a pesquisa foi realizada entre os dia 5 e 15 de abril deste ano), 23% tentaram fazer algum tipo de financiamento. O número representa um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2018. Por outro lado, 77% nem sequer tentaram contratar financiamentos. O automóvel lidera também as tentativas frustradas de financiamento: 24% dos que não obtiveram sucesso tentaram financiar carros, 19% eletrodomésticos, 15% imóveis, 13% motos e 12% a faculdade. Já 10% dos consumidores foram bem-sucedidos na tentativa (aumento de 4% em relação a 2018) e 12% não foram, especialmente entre as classes C, D e E. Para 38% dos que não conseguiram, o nome sujo foi o principal motivo para a falta de sucesso, seguido de renda insuficiente (37%) e falta de garantias solicitadas pelos credores (16%).

 

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