Apesar de o cartão de crédito ser a modalidade de crédito mais utilizada pelo consumidor, três em cada dez brasileiros utilizou o crediário em uma compra no último ano. O dado faz parte de uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que mostrou que as compras nesta modalidade ocorreram por meio dos cartões de loja ou dos populares carnês e boletos.
O levantamento também apontou que as mulheres são as que mais recorrem ao crediário (31%) frente às classes C,D e E (27%). Para 26% das pessoas ouvidas pelo estudo, que disseram utilizar esta modalidade nos últimos 12 meses, o crediário é uma boa opção de pagamento por permitir o parcelamento das compras. Já outros 22% enxergam a vantagem de poder fazer compras mesmo sem ter dinheiro e 21% buscam mais prazo para pagar.
Para os responsáveis pela pesquisa, o crediário é uma alternativa interessante se for bem usada. Caso contrário, pode dar a falsa impressão de que se leva o produto sem pagar, mas o consumidor precisa ter em mente que não é porque alguém compra parcelado que um dia não terá de pagar por aquela compra. A dica, então, é organizar o orçamento e só realizar a compra se for possível arcar com as parcelas.