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Apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes

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Você sabia?

Apesar de a maioria dos brasileiros reconhecer a importância de atitudes sustentáveis para o consumo, poucos adotam práticas mais responsáveis no dia a dia. A constatação é fruto de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país. Conforme o levantamento, feito entre os meses de maio e junho deste ano, a maioria dos brasileiros (55%) se encaixa no grupo de “consumidores em transição”, ou seja, com hábitos de consumo consciente ainda aquém do desejado.
Os pouco ou nada conscientes somam um percentual menor – 14% dos entrevistados – ao passo que apenas 31% podem ser considerados “consumidores conscientes”. Os dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que, em 2018, atingiu 73%, mantendo-se estável em relação ao ano passado (72%). O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.
Para chegar-se ao resultado são aplicadas perguntas relativas aos hábitos, atitudes e comportamentos da rotina dos brasileiros, considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais. O estudo indica que, embora as pessoas enxerguem o consumo consciente como fator que pode fazer diferença na qualidade de vida, essa preocupação nem sempre se traduz em ações concretas. Prova desse paradoxo é que, se por um lado os entrevistados demonstram não praticar com muita frequência atitudes sustentáveis, por outro, quase todos (98%) consideram importante ou muito importante ter uma vida com hábitos de consumo mais consciente – seja pela economia de recursos de água e energia, reduzindo as compras ou pelo reaproveitamento das coisas. A pesquisa ouviu 824 consumidores com idade acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para uma confiança de 95%.

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