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Reclamações sobre Black Friday aumentam 25%

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O Reclame Aqui divulgou, nesta semana, o balanço final referente ao monitoramento feito durante a Black Friday 2019. Os dados foram coletados entre as 11h do dia 27 de novembro e as 23h59 do dia 31 de janeiro. Neste período, foram registradas pelos consumidores 121.359 reclamações no site, 24,7% a mais do que na edição de 2018, que registrou 97.281 reclamações. E junto com o aumento das queixas, um dado que chamou a atenção foi: 76,3% delas foram solucionadas pelas empresas.

A Black Friday ocorreu, de forma oficial, no dia 29 de novembro. Porém, segundo o CEO Global do Reclame Aqui, Mauricio Vargas, a promoção obedece a um ciclo de 60 dias, por isso, houve um acompanhamento durante esses dois meses. “Sabemos que muitos consumidores ainda não receberam seus produtos, tanto que 24% das reclamações ainda não foram resolvidas. Fica o alerta para a próxima edição: é importante pesquisar sempre a reputação das marcas e as experiências de outros consumidores para evitar cair em golpes e não correr o risco de não receber a compra”, orienta.

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Ao longo desse monitoramento, foram registradas 8,8 mil reclamações, com o serviço das empresas de fast food na liderança do ranking de problemas, algo inédito na história das Black Fridays. Nesta época, ao fazer uma queixa no site, o consumidor teve a opção de marcar se seu problema tinha ou não relação com uma compra feita durante a promoção.

Na sexta-feira oficial do evento, os principais problemas foram: propaganda enganosa, problemas na finalização das compras e divergência de valores. Com o monitoramento encerrado em janeiro, atraso na entrega (49,62%) lidera o ranking de problemas, seguido de propaganda enganosa (7,31%) e estorno do valor pago (5,44%). Já entre os produtos mais reclamados, assim como em 2018, celulares (8,67%) e serviços de entrega (6,36%) lideram o ranking de produtos mais reclamados, seguidos de TVs (5,23%), tênis (4,9%) e geladeira/refrigerador (4,25%). No pós-venda, quando os consumidores aguardavam a mercadoria chegar, foi comum observar um aumento no volume de reclamações por conta da espera pelo produto.

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