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Dia do Consumidor deve movimentar até R$ 780 milhões em 2023

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O Dia do Consumidor é celebrado na próxima quarta-feira, dia 15 de março. A data tem sido uma oportunidade para as marcas apostarem em descontos e já é vista como uma segunda Black Friday pelos consumidores. Mirando em um melhor rendimento, muitas empresas pretendem estender as comemorações para a “Semana do Consumidor”, ou, até mesmo, para o “Mês do Consumidor”.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa de vendas estimada é em torno de R$ 780 milhões neste ano, um aumento de 9% comparado com o mesmo período em 2022. Além disso, a associação estima o aumento de 40% no volume de acesso aos sites de e-commerce no período.

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Esse aumento tem explicação, em parte, pelo ganho de força que o comércio on-line teve durante a pandemia da Covid-19, mas também porque o Dia do Consumidor está ficando cada vez mais conhecido. Uma pesquisa do site Reclame Aqui aponta que, em 2023, 39,7% dos consumidores conhecem a data e pretendem aproveitar a oportunidade para adquirir produtos e serviços. Os produtos que devem ser mais procurados são bens de consumo como TV, geladeira e fogão, já que 32% do público afirmou que vai a procura desses itens. Em segundo lugar ficaram os artigos de moda e acessórios, com 17,2%. Já em terceiro, cosméticos e perfumaria, com 15,8% do público à procura dos produtos.

Diversas empresas já vêm divulgando uma série de promoções e descontos para a segunda quinzena de março. O marketplace Mercado Livre, por exemplo, já anunciou descontos de até 80% em seu site, igualando a estratégia adotada na Black Friday do ano passado. Na Shopee, os consumidores terão de 30% a 50% de desconto e frete grátis.

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O comércio on-line segue sendo o mais beneficiado. Segundo a ABComm, a expectativa de crescimento para o e-commerce é de 9,5% em 2023, podendo atingir faturamento de R$ 186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$ 470. Já o número de pedidos pode alcançar os 395 milhões.

Por que o Dia do Consumidor é em 15 de março?

Por mais que a data tenha se tornado uma alavanca comercial, no dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Ele foi instaurado pela primeira vez em 1983, mas a iniciativa é mais antiga. Já nos anos 1960, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso salientando os direitos que todo consumidor tem, como o direito à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido, entre outros. Após o discurso, em paralelo com as mudanças ocorridas pela industrialização, vários países começaram a voltar sua atenção para a importância da proteção ao consumidor.

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Portanto, o período também tem o objetivo de alertar aos consumidores sobre seus direitos, como o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços, o direito de arrependimento, que garante a troca ou devolução de um produto, e o direito à garantia. Tal responsabilidade deve ser compartilhada entre os consumidores e as empresas, que devem oferecer produtos e serviços de qualidade e respeitar os direitos dos consumidores, enquanto estes devem fazer escolhas conscientes e exigir seus direitos sempre que necessário.

Assim como na Black Friday ou em qualquer outra data que ofereça descontos, é preciso ficar alerta para possíveis golpes, principalmente na internet. É importante se atentar para preços muito abaixo do mercado e na confiabilidade dos sites. Atualmente, os principais marketplaces possuem selos de segurança, com cadeados que podem confirmar a legitimidade do link dos respectivos sites.

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