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Senacon notifica cinco empresas do setor de gases hospitalares

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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), notificou cinco empresas do mercado de gases industriais para que prestem esclarecimentos sobre a produção, distribuição e comercialização de oxigênio hospitalar, produto usado em serviços de cuidados com a saúde. As companhias Indústria Brasileira de Gases Ltda, White Martins Gases Industriais Ltda, Messer Gases Ltda, Air Products Brasil Ltda e Air Liquide Brasil Ltda têm o prazo máximo de dez dias, a contar do recebimento da notificação, para o encaminhamento de esclarecimentos à Senacon.

O objetivo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor é realizar uma análise da atuação no mercado, com o intuito de atuar de forma antecipada em transtornos que possam dificultar o acesso dos consumidores a esse produto. O balanço leva em conta informações referentes a problemas no fornecimento de oxigênio hospitalar nos estados do Amazonas e do Pará, com possíveis impactos no interior do Maranhão.

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A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, explica que, após os relatos preocupantes que foram recebidos dos estados do Amazonas e do Pará, o órgão está investigado as causas das falhas do fornecimento desse insumo aos hospitais, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19. “Vamos mapear as questões regionais que estão dificultando o acesso ao oxigênio e os eventuais riscos de desabastecimento em outras regiões.”

As empresas receberam perguntas da Senacon, na tentativa de levantar dados sobre o aumento da demanda por oxigênio hospitalar com a pandemia e sobre a capacidade produtiva e logística das empresas na continuidade da oferta do produto em todas as regiões do país.

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Os fornecedores foram questionados sobre as estruturas usadas na distribuição do produto, os principais clientes atendidos, se há regiões mais vulneráveis com relação ao fornecimento e quais medidas preventivas poderiam ser adotadas. Além disso, o departamento pretende identificar se as empresas encaminham algum tipo de comunicado alertando os seus clientes quanto às dificuldades no atendimento da demanda pelo produto.

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