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Confira orientações para presentear com segurança no Dia dos Pais

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A aquisição pela internet exige cuidados específicos; modalidade ganha cada vez mais adeptos (Foto: Fernando Priamo)

A comemoração do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (9), será diferente este ano. Por conta do isolamento social, considerado a principal medida de prevenção contra a Covid-19, muitas famílias não poderão se reunir presencialmente. No entanto, isto não significa que a data tenha que passar em branco. Órgãos de defesa do consumidor orientam sobre os cuidados necessários para presentear quem se ama com tranquilidade e segurança.

O Dia dos Pais está entre as principais datas do calendário comercial. Neste segundo semestre, a comemoração é uma das apostas para dar fôlego ao setor. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom) estima aumento de 23% nas vendas on-line em comparação com o ano passado. A expectativa é que o setor movimente R$ 3,5 bilhões, e o tíquete-médio dos brasileiros seja de R$ 373.

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A realização de compras pela internet exige cuidados específicos. Só no primeiro semestre deste ano, o número de queixas recebidas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) relativas ao e-commerce mais do que triplicou em comparação com igual período do ano passado, saltando de 33.628 para mais de 120 mil. Demora ou não entrega do produto e problemas com a cobrança foram as situações mais recorrentes.

Cuidados necessários

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Para realizar uma compra on-line com segurança, deve-se evitar clicar em links ou responder mensagens de publicidade via WhatsApp e SMS. “É o consumidor quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais e verificando se a loja tem endereço físico e CNPJ”, orienta a assessoria do Procon-SP.

Por lei, os dados e os canais de contato da empresa devem ser informados no site de maneira clara e com destaque. Desconfie se for disponibilizado apenas um telefone celular. A página também deve conter as políticas de troca e devolução do produto. Uma boa dica é buscar indicações com amigos e recorrer aos sites do Procon-SP, que oferece uma lista de empresas que devem ser evitadas, e Reclame Aqui.

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Para facilitar a pesquisa de preços, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) disponibiliza, gratuitamente, a ferramenta “Mais Barato Proteste”, que compara ofertas de diferentes sites.

Após a realização da compra, guarde todos os documentos como comprovantes de pedido, pagamento, contrato e nota fiscal.

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Loja física

No momento em que Juiz de Fora vivencia a reabertura de parte do setor do comércio, o consumidor que optar por fazer as compras em loja física deve continuar seguindo os protocolos de segurança. É preciso usar a máscara corretamente, tampando o nariz e a boca, e manter o distanciamento a fim de impedir aglomeração.

Também é necessário realizar a higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão. A infecção da Covid-19 ocorre quando a mão contaminada toca os olhos, o nariz ou a boca.

Outra dica é ter a decisão prévia do que se irá comprar para não prolongar o período de compras. Vá apenas em lojas que estejam cumprindo os protocolos de segurança.

Consumidor pode limpar nome por R$ 100

Consumidores que tenham dívidas com valores entre R$ 200 e R$ 1 mil e estão com o CPF negativado têm a oportunidade de quitar os débitos pagando apenas R$ 100, por meio de renegociação promovida pela plataforma digital Serasa Limpa Nome. Sete empresas aderiram a campanha: Ativos S.A, Kroton, Tricard, Santander, Recovery, BMG e Credysystem.

A expectativa da Serasa é que R$ 25 milhões possam ser quitados com a iniciativa. “Neste momento delicado da economia, em que muitas pessoas perderam sua renda, trabalhamos para oferecer o máximo de ajuda para esta parcela significativa da população, trazendo mais empresas parceiras para facilitar o pagamento de dívidas. Sem esta dificuldade, as pessoas voltam a consumir, a trabalhar e todos contribuímos para a economia se recuperar mais rapidamente”, afirma o diretor Lucas Lopes.

Outras empresas

Outras 49 empresas também participam da plataforma Serasa Limpa Nome oferecendo descontos para os consumidores inadimplentes. Dentre as marcas estão Avon, Banco do Brasil, Carrefour, Casas Bahia, Claro, Di Santinni, Itaú, Ponto Frio, Sky, Oi e Vivo.

Para renegociar as dívidas, o consumidor deve acessar a plataforma digital ou baixar o aplicativo da Serasa.

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