Uma caçamba de uma obra particular bloqueia parcialmente o acesso de pedestres que passam pelo escadão da Rua Professor Valquírio Seixas de Faria, no Bairro Esplanada, na Zona Norte de Juiz de Fora. A foto foi enviada para o WhatsApp da Tribuna pela leitora Josie Ana Dutra Possa.
Segundo ela, a situação é observada desde a semana passada. A leitora diz que, por ser um local de grande circulação de pessoas, a descida de muitos moradores estaria comprometida, já que metade da escada ficou obstruída. Pela foto, também é possível observar terra e restos de entulho no caminho dos transeuntes. O mato alto no entorno da passagem também se destaca.
A lei municipal 9.555, de 1999, que dispõe sobre o assunto, não faz referência à instalação desses equipamentos próximo a escadas, mas proíbe os coletores na calçada, quando a ocupação pela caçamba for superior a 2/3 de sua largura, e também em frente a galerias, saídas ou entradas de locais onde exista grande concentração de pessoas, entre outras proibições.
Ainda conforme a legislação, as caçambas devem conter, obrigatoriamente, tarjas refletoras, em todas as categorias, identificação do proprietário (razão social, nome de fantasia e telefone) e quadro de informações obrigatórias com número de identificação da permissão, indicação da secretaria municipal responsável pela fiscalização, número da caçamba e número de telefone para reclamações.
Flagrantes como o de Josie podem ser enviados pelo WhatsApp da Tribuna pelo número (32) 9975-2627. A interação dos leitores também pode ser feita por inbox no Facebook e pelo canal Minha Tribuna.