O Colégio de Aplicação João XXIII, da UFJF, é a única instituição da cidade que aparece em uma lista nacional, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Ao todo, 178 escolas e organizações educativas, tanto da rede pública como da privada, tiveram este reconhecimento e estão no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, sendo 22 delas em Minas Gerais. Ao todo, foram inscritas propostas de 682 escolas, a partir de um chamamento público feito pelo MEC em setembro do ano passado.
Conforme o MEC, entre as qualidades do João XXIII destacam-se os espaços arborizados e outros equipamentos que possibilitam a realização de atividades de diferentes naturezas. Nas salas de aula, o MEC cita o fato de os professores provocarem situações para que as crianças possam expressar suas opiniões. Também menciona ações diferenciadas nos ensinos das disciplinas de ciências humanas e geografia.
Para a direção da escola, o reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido pela professora Rosângela Veiga, que “consiste em módulos de ensino especializado, que culmina em aulas para o debate de temas atuais, buscando despertar nos alunos um olhar diferenciado e crítico”.