E a aposta deu certo: com a já conhecida irreverência, as 200 “pretinhas” mais queridas de Juiz de Fora encantaram crianças, jovens, adultos e idosos que se concentraram no Parque Halfeld e desceram o Calçadão da Halfeld. Fantasiados de Sete Anões, os ritmistas da bateria da Mocidade Alegre deram um show à parte e animaram os foliões. Solimar Aparecida Lima é figurinha certa nas Domésticas, neste ano, ela levou a neta, de 3 anos, e a afilhada, de 5. “Venho desde pequena e faço questão de trazer meus filhos e netos para não deixar morrer esta tradição tão bacana. Todo ano faço uma foto e é muito legal comparar as fotografias: Antes minha neta de colo, e hoje já jogando confete”, disse. As amigas Sônia, Maria das Graças e Marilu, de 61, 66 e 65 anos, respectivamente, garantem que vão assistir às Domésticas de Luxo desde que se “entendem por gente”. “Nunca deixei de vir. Hoje ajudo a pintar os componentes, é muito bom participar desta alegria”, disse Maria das Graças de Souza Gomes.
Se quem assiste já é apaixonado, quem participa de um dos blocos mais tradicionais de Juiz de Fora garante que o caso de amor é pra vida toda. Vestido de Cinderela, com direito a tênis pintado de prata para imitar o famoso sapatinho de cristal, Felippe João David Neto, 55, desfila desde 1990, mas seu caso de amor com as Domésticas começou cedo. “Eu era criança e assistia os ensaios. Morei fora da cidade um tempo e, quando voltei, entrei para o bloco e não saí mais. É maravilhoso. Já estou ansioso para o próximo ano”, brinca.Felippe conta que que os netos também já se pintam e adoram acompanhar o desfile.
Há oito anos no bloco caricato, Guilherme Milagres, 68, também era admirador das Domésticas e foi levado para o bloco pelo amigo Felippe. “É muito importante destacar este elo forte das Domésticas com o público, é só alegria, muito bonito de ver”.
Boa ação
Além da doação de sangue, as Domésticas de Luxo estão mobilizadas para chamar a atenção da população para a doação de leite humano para o banco de leite da cidade. “A situação crítica do banco de leite nos sensibilizou, e estamos alinhados com eles”, destacou.