A Fiat evita falar sobre as expectativas em relação ao posicionamento do Mobi no mercado automotivo. Mas é notório que as 2.407 unidades emplacadas em maio, o primeiro mês de vendas fechadas do modelo, não condizem com o que se esperava. Agora, no entanto, a marca italiana acredita ter um trunfo capaz de aumentar bastante essa aceitação do subcompacto no mercado: a linha aventureira Way, que engloba as variantes Way e Way On. Com a suspensão aprimorada – com direito até a barra estabilizadora na dianteira e amortecedores de maior curso, além dos 15mm a mais de altura em relação ao solo – e sem a quantidade imensa de opcionais dos outros modelos de volume da fabricante, a intenção é que essas duas configurações respondam por, pelo menos, 35% das vendas a partir de agora.
As alterações estéticas deixam o subcompacto – são apenas 3,57 metros de comprimento, 1,63m de largura, 1,55m de altura e 2,30m de distância entre-eixos – com um visual mais robusto. Entram barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos, molduras nas caixas das rodas e, no caso da versão Way On, rodas de liga leve de 14 polegadas. No interior, as mudanças vão além. O Mobi Way já traz tecidos exclusivos nos bancos, mas a versão com a assinatura On ganha duas cores nos revestimentos e acabamento em preto brilhante no painel. A identificação Way aparece na tampa traseira, em adesivo.
A lista de itens de série é condizente com o segmento de hatches de entrada de hoje. Há ar-condicionado, direção hidráulica, além de vidros dianteiros e travas elétricas. Volante e banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo também fazem parte do pacote. O rádio com Bluetooth e volante multifuncional, opcional no Mobi Way, é de série no Way On. Esta variante, aliás, é a mais completa de todas e não tem qualquer opcional disponível. Em termos de segurança, porém, nada além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS. Mesmo assim, a marca garante que conseguirá ao menos três estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP – já considerando os novos critérios adotados pela organização, ainda mais exigentes.
O preço, infelizmente, não segue a mesma lógica compacta das dimensões do Mobi. A versão Way começa em R$ 39.300, com pintura sólida, mas chega a R$ 41.400 com o sistema de som e alarme. Já a Way On tem valor fixado em R$ 43.800. A escolha por um tom metalizado adiciona R$ 1.250 à conta, em qualquer uma das situações. Na comparação com o principal concorrente, o Volkswagen Up Cross, a conta até é vantajosa, já que o carro da marca alemã parte de R$ 47.690. Mas a diferença no espaço interno, além das cinco estrelas conquistadas no próprio Latin NCAP, podem chamar mais atenção para alguns consumidores do que a diferença inferior a 10% entre o Mobi Way e o Up Cross.