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Gestão comportamental na prática: os benefícios para o dia a dia das empresas

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Você sabe de que maneira a gestão comportamental contribui no dia a dia das organizações? 

Depois de tanto falarmos sobre os perfis Comunicador, Executor, Planejador e Analista, suas características, forças e fraquezas, hoje, quero te apresentar uma perspectiva mais prática de como essas análises são importantes para o sucesso de empresas em diversas esferas. 

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Para isso, separei alguns dos principais benefícios obtidos quando há investimento em uma gestão comportamental. Confira!

 

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Contratações mais estratégicas 

O processo de recrutamento e seleção é um dos pilares para o sucesso de uma empresa, é necessário encontrar as pessoas certas para obter os resultados esperados. 

O mapeamento de perfil comportamental permite então o entendimento do atual cenário dos times e planejamento de contratações futuras com base nas necessidades ou gaps apontados. 

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Dessa maneira, imagine uma situação onde para uma melhor performance em determinado projeto, uma equipe esteja precisando de mais energia e ação. Neste caso, o seu processo de recrutamento seria em busca de um colaborador com perfil executor.

 

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Conhecer melhor os colaboradores

A análise comportamental é um processo contínuo, geralmente realizado a cada 6 meses. Nesses ciclos de avaliações, gestores e lideranças conseguem compreender melhor seus colaboradores, identificando pontos fortes e de melhorias, acompanhando sua evolução, necessidades de desenvolvimento, etc.

Toda análise gera um relatório completo sobre cada indivíduo, servindo para embasar reflexões sobre onde esse profissional está agora e quais são os próximos passos para que ele alcance novos patamares e resultados.

Isso ainda vai permitir que a empresa direcione treinamentos mais eficazes para suas equipes e até mesmo personalizar essa capacitação, atribuindo PDI (plano de desenvolvimento individual) a cada colaborador.

 

Formar times mais produtivos e diversos

Montar um time de alta performance é um desafio que requer um recrutamento criterioso e muitos pontos precisam ser considerados. 

Partir da gestão comportamental é chave para isso, pois os líderes conseguem ter todo um panorama de como é essa equipe hoje, de que forma ela gera valor para o negócio. O que consequentemente vai deixar transparecer também suas falhas e necessidades de ajuste.

Assim, a diversidade de perfis na composição desses grupos, vem se mostrando cada vez mais benéfica, pois traz equilíbrio e múltiplas habilidades na busca por resultados melhores.

 

Analisar estratégias de performance

Como saber o valor que um colaborador gera para o negócio? A partir do momento que se tem uma gestão comportamental assertiva e que é realizada a análise de perfil, é possível comparar este profissional com ele mesmo, ou seja, acompanhar sua evolução.

Ao avaliar o perfil do indivíduo com os resultados da sua performance, se tem os motivos que explicam o seu desempenho, seja ele positivo ou negativo. 

Assim, essa gestão se torna justa com o colaborador e é estratégica para a empresa, visto que não há uma competitividade com outros e sim com indicadores personalizados no resultado e comportamento individual. 

 

Fortalecer a cultura do Feedback

A cultura do feedback é responsável por viabilizar ambientes de trabalho mais saudáveis e colaboradores mais engajados. 

Quando isso acontece, até os pontos mais negativos são tratados de forma mais natural pelas equipes, pois há um entendimento de que tudo é um processo de construção e desenvolvimento. Os profissionais se sentem mais à vontade, dispostos e motivados.

A gestão comportamental ajuda a fortalecer esse movimento nas empresas ao tornar o processo de feedback mais analítico e embasado. 

 

Redução do Turnover

Um dos grandes problemas nas empresas é que elas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. 

Esse cenário acaba tirando um alto índice de rotatividade. Com o mapeamento de perfil comportamental, fica muito mais fácil compreender a demanda de times, do negócio e alinhar tudo isso ao processo de recrutamento, aumentando as chances de encontrar a pessoa certa para cada demanda. 

Ser assertivo na contratação é o que vai reduzir as chances de frustração por qualquer uma das partes, propiciando uma relação de trabalho duradoura.

 

Redução de custos

Processos seletivos e rescisões são simples em teoria, mas não na prática. Além disso, são custosos para os negócios. 

Contratar um colaborador que fique 4/6 meses, é um desperdício de recursos valiosos, perde-se tempo de dinheiro. É muito mais vantajoso investir em um processo de gestão comportamental eficiente e nas ferramentas certas, do que estar preso a um ciclo instável de recrutamento e desligamento.

 

Uma visão abrangente do negócio 

Depois de todos os tópicos apresentados, você consegue perceber como uma gestão comportamental e análise de perfil ajuda empresas a terem uma visão em perspectiva do seu cenário?

A primeira vista pode parecer bobagem, mas na verdade está longe disso, afinal, um negócio é feito por pessoas.

Analisar equipes, confrontar como cada colaborador assume um papel importante de acordo com seu perfil e as demandas da sua atividade, identificar o que pode ser feito para melhorar e em quais aspectos é o que nos traz uma visão realmente ampla de quais são as reais necessidades para conseguir construir um time de alta performance.

 

 

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