Site icon Tribuna de Minas

Profissão, trabalho, emprego e carreira: você conhece a tênue diferença entre esses conceitos?

PUBLICIDADE

Qual é a sua profissão? Em que trabalha? Você tem um emprego? E uma carreira estabelecida? Podem até parecer que são muitas perguntas para falarmos de uma única coisa, mas é exatamente este ponto que pretendemos esclarecer hoje.

Muito provavelmente, você nunca parou para pensar sobre a diferença tênue entre profissão, trabalho, emprego e carreira, mas sim, estamos falando de coisas diferentes e entender isso, pode ser um ponto fundamental para a compreensão dos seus objetivos profissionais, bem como, para uma melhor visualização do seu momento atual. Será que você está sendo coerente com o que almeja?

PUBLICIDADE

Se essa diferença ainda parece confusa para você, vamos pensar então em algumas situações. Existem pessoas que possuem um trabalho, mas não necessariamente um emprego, aqueles que apesar de terem se formado em determinada profissão, possuem um trabalho ou emprego em outra área, alguns com carreira consolidada, e enquanto outros estão apenas começando a trilhar seus caminhos.

Continue a leitura para entender melhor cada um desses conceitos e a importância em conhecê-los bem diante de um mercado de trabalho tão dinâmico.

PUBLICIDADE

Entendendo cada conceito 

Profissão

Quando você aprende a realizar algum tipo de ofício. A ideia de profissão está diretamente ligada a uma formação acadêmica de nível técnico ou superior como, por exemplo, administração e engenharia. Ou também pode referir-se a algo que aprendeu na prática, sem necessariamente passar por uma formação.

Trabalho

Refere-se à atividade profissional realizada, podendo ser ela formal ou informal. Trabalho é aquilo que você realiza no dia a dia, não importa o que seja, nem o vínculo empregatício.

PUBLICIDADE

Emprego

Já neste caso, estamos falando de qualquer atividade remunerada em dinheiro por um contratante. Em outras palavras, emprego necessariamente remete a uma relação contratual entre empresa e funcionário, empregado e empregador. É a relação que garante os nossos direitos trabalhistas.

Carreira

Diz respeito a jornada, é a trilha que você decide percorrer na sua vida profissional. Ao longo de sua vida profissional, seu trabalho e seu emprego poderão mudar várias vezes e ir evoluindo, muitos começaram como estagiários e com o tempo se tornam gerentes, por exemplo. Essa evolução diz respeito a carreira.

PUBLICIDADE

Como compreender essa diferença pode ajudar na sua vida profissional

Quais são as suas aspirações de vida e objetivos profissionais? Sabemos bem a importância da estabilidade financeira e que este é um dos principais motivos para o nosso esforço diário, mas e além disso? Para você existe alguma outra motivação?

Quando pensamos nessas questões podemos ter uma visão mais clara dos conceitos de emprego e trabalho, por exemplo.

Quando o nosso foco é única e exclusivamente pela parte financeira buscamos um emprego, algo que não necessariamente amamos fazer, onde precisamos seguir regras e atuar de forma a cumprir objetivos de terceiros ou de determinada empresa, em troca de estabilidade.

Mas clama, isso não significa nada ruim, não se este é o seu objetivo no momento. Muitos de nós buscamos ou estamos em um emprego por diversos motivos, seja pelo fato de ser a primeira colocação ou recolocação no mercado, por ainda não ter encontrado a própria paixão, ou por simplesmente estar um emprego que se alinhe ao nosso propósito.

O trabalho, como vimos anteriormente, não implica um vínculo empregatício, por isso, é algo que tem uma relação mais próxima com o estilo de vida que temos ou buscamos.

Em outras palavras, o conceito de trabalho é mais pautado em projetos, metas, objetivos e sonhos, bem como na realização pessoal.

A relação do profissional e do mercado de trabalho com esses conceitos

Vamos então falar sobre mercado de trabalho? Não é novidade o quanto as coisas mudaram e tendem a continuar mudando ainda mais nesse cenário. 

A alguns anos atrás a ideia de carreira ideal podia ser resumida em formar-se em uma profissão, encontrar um emprego nessa área, garantir estabilidade, passar a vida em uma mesma empresa buscando crescer e ser promovido naquele mesmo lugar, até que chegasse a hora de parar e aposentar-se.

Contudo, isso já não faz mais sentido, hoje, é cada vez menos sobre a simples busca por um emprego, os novos profissionais transformaram completamente a sua visão em relação ao seu ofício, incluindo mudanças de atitudes e análises de melhores possibilidades. O profissional de hoje é muito mais multipotencial e dinâmico, e isso reflete diretamente em sua carreira.

Hoje, passar grande parte do tempo em um único emprego é uma rotina cruel, monótona e entediante para a maioria dos profissionais, independente da área de atuação. Pode parecer exagero, mas se pensarmos bem, seja por propósito ou pela busca de condições financeiras para vivermos bem, passamos grande parte das nossas vidas trabalhando. É algo que preenche nossa mente, nosso tempo, além de ser por onde criamos os alicerces principais para realizar nossos projetos de vida. 

Sendo assim torna-se claro que o caminho a ser buscado é aquele que se distancia da insatisfação com a vida profissional, bem como, situações onde a mesma possa afetar a nossa vida social e bem-estar. 

Por isso, refletir sobre a tênue diferença entre termos como profissão, trabalho, emprego e carreira, é refletir sobre de que maneira você os está exercendo em sua vida, o que é  fundamental para verificar se o seu ofício está contribuindo para agregar na sua construção não só profissional, mas pessoal.

Exit mobile version