Reinaldo Fontes, Diretor-secretário do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais e delegado regional do órgão na cidade de Juiz de Fora
No último domingo, 27 de agosto, a profissão de corretor de imóveis completou 55 anos de regulamentação. Esta conquista deve ser comemorada tanto pelos profissionais da área quanto pela sociedade. É através dos serviços de corretagem imobiliária que as transações podem ser realizadas com mais segurança, profissionalismo e transparência, seja o aluguel ou a compra e venda.
Estes 55 anos marcam a profissionalização, a regulamentação e os direitos e deveres elencados de modo mais claro.
Comemorar é preciso, refletir também o é. Apesar das conquistas, infelizmente, ainda nos encontramos inseridos em um cenário onde o desejo do “fazer sozinho” e a busca pelo menor preço na prestação de serviços muitas vezes imperam. É importante mudarmos este panorama, ainda que aos poucos, para que a sociedade compreenda e valorize, cada vez mais, a segurança que um corretor é capaz de conferir às transações imobiliárias.
O primeiro passo para a realização de um negócio tranquilo é a busca por um profissional habilitado. Para ter a certeza de que a pessoa escolhida é de fato um corretor de imóveis, basta que o interessado acesse o site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais – Creci-MG e faça a consulta pelo nome ou pelo número de registro informado, conferindo, assim, se ela está ativa junto ao órgão. Caso não conste a inscrição, procure o setor de fiscalização do órgão ou a delegacia regional dele. Realmente não sendo inscrito, configura-se o exercício ilegal da profissão, o que é, inclusive, uma contravenção penal. Neste caso, o cidadão também pode realizar uma denúncia junto ao Creci-MG, que será encaminhada ao Ministério Público.
Após constatar que o profissional está regular junto ao conselho, recorrer à internet e ao Procon para averiguar a reputação do profissional ou de uma imobiliária também pode ser um importante aliado ao escolher aquele que irá intermediar o negócio. Hoje, o ambiente on-line nos permite buscar informações que, no meio físico, não seriam possíveis com tanta facilidade, como avaliações de clientes que já utilizaram aquele serviço. Alguns cuidados simples são capazes de evitar transtornos futuros.
À sociedade, a minha dica: garanta a segurança do imóvel antes mesmo de pegar ou entregar as chaves, valorize o profissional da corretagem imobiliária e lembre-se da sabedoria popular que nos ensina, desde muito novos, que o barato pode sair caro. Aos corretores de imóveis, os meus parabéns: estes 55 anos são apenas o início! Fazemos parte de uma profissão com uma função social muito importante e, juntos, fortalecemos a classe!
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.