Em tempos de pandemia, vamos buscando os caminhos para escarparmos do vírus cruel e sobrevivermos aos períodos tormentosos, mas é importante que nos conscientizemos de que saúde demanda cuidados na esfera física e espiritual.
Cuidar do corpo, esse tesouro que nos acolhe a alma, impõe medidas sobejamente conhecidas no mundo. Se o corpo de existência limitada nos obriga a tantos cuidados no dia a dia, imaginemos a alma eterna!
Se o ano que começa nos remete aos projetos de cuidados conosco, é importante que nos programemos para os processos de iluminação íntima. Esse processo de renovação interior, além de refletir em nosso corpo físico, será uma bagagem que não perderemos com o tempo. Ao contrário; será um tesouro que levaremos conosco para eternidade!
Jesus nos recomendou o vigiai e orai. Vigilância de nós mesmos nos sugere atenção para com os nossos defeitos; começa pela reflexão de nossas más tendências e a busca diária em combatê-las. Atenção com o nosso pensamento, com nossos desejos e com o emprego do nosso tempo. Quanto tempo desperdiçado em contendas inúteis, em atividades ilícitas e em amarguras injustificadas! Lembremo-nos de que o tempo é dádiva divina e se esvai como a água do rio que corre para o mar.
Nossos sentimentos, tão secretos, para onde nos levam? Ressentimentos, mágoas e ódio fomentam, silenciosamente, a corrosão de nossas engrenagens físicas. Verdadeiros micróbios silenciosos de nossas almas! E os melindres? Esses são como sementeiras de animosidades que florescem em espinheiros venenosos!
A oração vem como a ligação que fazemos com Deus através de seus seareiros no universo espiritual infinito. Essa comunhão com o mais alto nos energiza, fortalecendo-nos para as boas escolhas, os enfrentamentos difíceis e na execução feliz de nossa tarefa nessa reencarnação. E não nos iludemos: cada um de nós tem uma trilha a ser percorrida, onde estarão conosco aqueles com os quais temos compromissos e em situações tais que nos arremessarão à redenção ou ao fracasso, na medida de nossas escolhas. Guardemos que muitas vitórias serão alcançadas silenciosamente e longe dos holofotes midiáticos.
É preciso que nos vacinemos dos agentes intangíveis que nos adoecem o espírito! A Doutrina Espírita é esse canal poderoso para a conquista da saúde integral. Como nos diz dona Isabel: “Estudar Doutrina Espírita é evitar enfermidades da alma”. E ainda: “A maior doença é a da alma. Esta, orientada à luz do Espiritismo, será pacificada e fará da doença o degrau para sua evolução”.