Site icon Tribuna de Minas

2022 é logo ali!

PUBLICIDADE

O início de 2022 já está mais perto do que o de 2021, quando mandatários renovaram o período ou assumiram o comando das prefeituras.
Se 2020 foi marcado pelo avanço do novo coronavírus no Brasil e no mundo; além da realização das eleições municipais promovidas com medidas de segurança contra a Covid-19; 2021 será lembrado pelo início tardio da vacinação contra a doença, que já provocou a morte de mais de 580 mil cidadãos no país, bem como pela realização das Olimpíadas em Tóquio.

Para 2022, dois eventos são aguardados: a 22ª edição da Copa do Mundo e, claro, as eleições gerais no Brasil. No próximo ano, conheceremos os novos nomes que responderão pela Presidência e Vice-Presidência da República, Governo de Minas Gerais, além de representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

Apesar de parecer distante, a corrida (pré-) eleitoral já começou e tudo indica que será intensa: já houve apresentador de TV anunciando pré-candidatura à Presidência; um famoso ex-presidente, cotado ao pleito presidencial, visitando diferentes estados; e até chefe de Executivo questionando, sem provas, os possíveis resultados das urnas. As pesquisas de intenção de voto já traçam também cenários e fornecem informações aos partidos e aos próprios políticos.

Entretanto, outros sinais da aproximação do pleito de 2022 podem ser percebidos mais claramente pelos profissionais e pesquisadores de comunicação política ou por quem se atentar aos detalhes. Já tem governador, por exemplo, reforçando que vai fazer os pagamentos, em dia, aos servidores até dezembro de 2022 e indicando que “se entrar um novo governador irresponsável, que venha a fazer coisas erradas, já foge do controle”. Outro possível candidato ao Executivo estadual, prefeito de uma grande cidade, também tem buscado ampliar a visibilidade no interior. Além disso, lideranças locais e regionais, (pré-pré-) candidatas às cadeiras legislativas, por sua vez, começam a profissionalizar a comunicação nas mídias sociais – espaços cada vez mais importantes de discussões políticas e sociais.

PUBLICIDADE

O jogo político e eleitoral é vivo. Até o início oficial do registro das candidaturas, muitos “jogadores” serão confirmados e muitos acontecimentos interferirão nos rumos das candidaturas.
Aguardemos o passar dos dias…

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

PUBLICIDADE
Exit mobile version