A população masculina pode ser considerada como um dos grupos mais vulneráveis a cursar com doenças crônicas, ao se levar em conta os fatores socioculturais que dificultam a busca de serviços de saúde, bem como a objeção para práticas de prevenção e autocuidado. Tal situação ainda é agravada em policiais, devido às atribuições inerentes da profissão que interferem diretamente no nível de estresse e na qualidade de vida desses profissionais.
Em relação ao quadro exposto, foi realizado um projeto de extensão que objetivou promover educação em saúde para policiais civis, do sexo masculino, com ênfase no cuidado às doenças relacionadas ao estresse, como hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas com 83 policiais civis, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, realizado na 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora-MG.
O projeto envolveu a apresentação de banners, palestras e testes para verificação dos níveis pressóricos e de glicemia dos policiais. Ao final das atividades, verificou-se que o projeto teve um desempenho satisfatório e cumpriu com seu objetivo, o que pôde ser verificado diante do engajamento e da preocupação dos participantes em melhorar sua qualidade de vida, notadamente em relação às temáticas abordadas. Percebeu-se ainda a importância das atividades de extensão na formação universitária, à medida que possibilitou novas experiências e saberes, além da oportunidade de colocar em prática o conhecimento obtido enquanto teoria.
Na finalização do projeto, foi constatado que as ações educativas executadas tiveram um desempenho satisfatório e cumpriram com o objetivo proposto, pois através dos encontros observam-se um engajamento e a preocupação dos policiais em melhorar sua qualidade de vida, notadamente em relação às temáticas abordadas. A participação dos policiais foi satisfatória após rescindir a resistência deles.
Espero que o presente trabalho contribua para outras ações similares e também instigue investigações futuras sobre o tema, incluindo a pesquisa de outros aspectos relacionados à atividade laboral dos policiais que podem comprometer a saúde física mental desses profissionais.
Nesse contexto, o projeto tornou artigo científico publicado na Revista Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação (IJIER) de alta qualidade, despertando conhecimento e autocuidado com a saúde de todos. O artigo foi desenvolvido por Juliane Barros, graduada em Biomedicina, com a participação das mestras Karla Villani e Martha Bezerra.
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