Site icon Tribuna de Minas

‘Vendendo’ Juiz de Fora

PUBLICIDADE

Não basta que um território (cidade, região, estado, país) seja ótimo, é preciso que todo o mundo saiba disso, e, para que isso ocorra, existem técnicas de comunicação que atendem essa necessidade: o Place Branding. Essas ações de marketing não existem só para satisfazer o ego dos habitantes desse sítio, mas, também, para agregar valor, buscando valorar seus atributos tangíveis (eventuais características geográficas e naturais) e intangíveis de um território (sua cultura, sua história).

Busca, igualmente, desenvolver nos cidadãos uma estima pela cidade e colaborará com o sentimento de preservação desta. Agregará valor ao produto – cidade – e “venderá” essa para um público externo, que a visitará como turista ou a contemplará novos investimentos.

PUBLICIDADE

Branding é, simplificando, a defesa da marca de um determinado produto, que, no caso do Branding Territorial, é uma cidade, por exemplo. A marca nominativa é preexistente, ou seja, a denominação do lugar, o nome desse território. Por exemplo, um país: “Brasil”; uma região: “Zona da Mata Mineira”; uma cidade “Juiz de Fora”. Cada branding será diferente, levando em consideração o alinhamento da marca com o DNA local (cultura, costumes etc.)

Em se tratando de nossa cidade, o que de fato ocorre é um pessimismo generalizado, a balela que somos uma cidade de terceira categoria. Nosso hino diz que essa é a “Princesa de Minas” – por que não uma rainha?!; a música de carnaval mais famosa exclama “Ai se eu fosse feliz!”. Até o nome da cidade, “Juiz de Fora”, é visto como muitos como negativo, no entanto, é uma “marca” cheia de personalidade.

PUBLICIDADE

Sugerimos, então, usar as técnicas citadas acima para fazer dessa uma cidade melhor.

Por exemplo: podemos começar com essa campanha: “Juiz de Fora – primeiro sorriso de Minas”. Que é uma adaptação de um texto de Manuel Bandeira: “…Juiz de Fora! Juiz de Fora!/Tu tão de dentro deste Brasil!/Tão docemente provinciana…/Primeiro sorriso de Minas Gerais/”.

PUBLICIDADE

Outro passo seria aproveitar o fato de que Juiz de Fora tem história e tradição no setor lácteo e criar um centro de referência tecnológico do leite. Juiz de Fora tem história e tradição no setor tecnológico de laticínios. Temos instalados na região: Embrapa, Emater, Epamig, Escola de Laticínios Cândido Tostes (que já oferece cursos técnicos e de nível superior), Embrapa Leite, Escola Técnica de Rio Pomba, Fazenda Experimental (Embrapa Coronel Pacheco). Tudo isso na (futura) “Região Metropolitana de Juiz de Fora”.

Outra situação que surge, mais recente, é a instalação de indústrias de reciclagem de alumínio e vidro, que, somadas com as empresas que já existem de aproveitamento de ferro (ArcelorMittal) e de papéis (Paraibuna e Parapoupa), tornam essa cidade um importante centro de reciclagem. Isso dá um importante incremento no DNA dessa cidade.

PUBLICIDADE

É viável “vender” essa cidade e alcançar excelentes resultados.

Exit mobile version