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Mídias sociais e a ‘cultura do cancelamento’

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A democratização da tecnologia é um grande avanço do século XXI, em que a informação veio parar na palma da mão, através das tecnologias touch screen. O acesso à informação, de fato, é um direito do cidadão, que usa as plataformas digitais para se expressar e se comunicar. Com a ascensão das mídias sociais, a comunicação tornou-se mais instantânea, e tudo pode ser feito em tempo real. É possível compartilhar ideias, gostos e predileções através dos perfis, e os demais amigos e seguidores podem acessar, comentar e interagir.

Assim como as figuras públicas, as empresas também estão conectadas nas plataformas digitais. Transações de compra e venda, aluguéis, empréstimos, entre outros, tornam-se possíveis e acessíveis. Porém é muito importante destacar que o mercado está cada vez mais competitivo diante dessas novas tecnologias, e qualquer vacilo do empreendedor pode trazer grandes danos à marca ou à empresa, através de reclamações e elogios que podem ser feitos através das ferramentas disponibilizadas nessas mídias sociais e demais plataformas virtuais.

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Atualmente, é muito comum ouvir que alguém, ou alguma marca ou empreendimento, foi “cancelado”, devido a algum comportamento inadequado, ou algum posicionamento mal interpretado, ou, simplesmente, por tomar partido de alguma situação que, para os demais usuários da rede, é motivo de repúdio. Eis então a “cultura do cancelamento”, em que as pessoas têm o poder de persuadir, negativamente, algo ou alguém.

Essa cultura ultrapassa as barreiras virtuais e ganha o mundo. Pessoas, marcas e empreendimentos são afetados, e, muitas vezes, conquistar a confiança das pessoas torna-se algo intangível, mas é fundamental usar as mídias sociais para se reerguer. Sempre há uma oportunidade de recomeçar, embora às vezes as pessoas sejam cruéis na internet.

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Portanto, agora, mais do que nunca, estar conectado é estar presente, e, com apenas um toque, a influência de uma pessoa sobre a outra ganha grande repercussão no meio virtual. A sociedade está digital, e as pessoas conectadas podem ser agentes de formação da opinião pública. Cuidado, tenha atitudes acertadas e evite exposições desnecessárias.

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