Site icon Tribuna de Minas

Reforma política

PUBLICIDADE
Por Pedro Gasparetto/aposentado

Já está em andamento a Reforma Política de que tanto precisamos. Esta reforma está sendo feita pelos políticos atuais, dos quais, nós sabemos, 80% são corruptos e desonestos. Portanto, não podemos aceitar uma reforma feita por esses bandidos. Queremos então propor que essa “Reforma” seja feita pelo povo e nós fazemos parte deste povo.

A PEC 280 de 2008 do deputado Clodovil, já falecido, propunha a redução do número de deputados federais para 270, ou seja, metade do número de hoje. Tenho certeza de que o povo gostaria que isso se estendesse para todos os cargos políticos. Portanto, a Reforma começaria com a redução pela metade do número de cargos em todos os setores políticos do Brasil, ou seja: Senado Federal, Câmara dos Deputados Federais, Assembleias Legislativas de todos os estados do Brasil e Câmara de Vereadores de todas as cidades do Brasil.

PUBLICIDADE

Os cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito deveriam ser extintos. E os de assessores seriam reduzidos ao mínimo necessário em todas as instâncias. Afinal, qual a necessidade de tantos assessores em todas as áreas? Portanto, a reforma política tem que ser feita pelo povo. Não podemos ficar alheios.

Quanto à remuneração dos políticos, deveria ser feito um estudo profundo para remunerá-los sem exageros. Nas cidades com até 50 mil habitantes, por exemplo, o prefeito e os vereadores teriam apenas ajuda de custo, pois não se justifica remunerá-los. E assim, sucessivamente, seriam analisados os casos de cidades de porte médio, maiores, etc.Acredito que isso seria o começo para uma reforma realmente verdadeira, que beneficiaria a todo o povo do nosso país.

PUBLICIDADE

Já estão sendo organizadas no Congresso, inclusive com jantar na companhia do Presidente e do Ministro Gilmar Mendes, ministro este que salvou o mandato do Presidente, reuniões para que esse bando de políticos tenham financiamento para suas campanhas, pois pelo que entendemos as “propinas” vão ser bastante reduzidas. Entretanto, com esses políticos em atividade, com certeza darão um jeito de obter vantagens, pois nas suas cabeças não tem espaço para pensar no povo e neste caso, quem vai pagar esses gastos somos nós, os “bobos da corte”! Fiquem atentos! E assim, termino esperando que, assim como eu, quem faz parte do povo se manifeste.

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

PUBLICIDADE
Exit mobile version