Site icon Tribuna de Minas

Turismo e eventos como fator de desenvolvimento

PUBLICIDADE

Hoje, no mundo, o turismo e os eventos são grandes geradores de empregos e renda, tornando a economia mais dinâmica e movimentando todos os setores, como hotéis, transporte, comércio em geral, shopping e outros. Ganha todo mundo: muitos empregos e aumento na arrecadação de impostos.

No caso de Juiz de Fora, que é uma cidade-polo, onde muitas pessoas da região procuram a cidade para obter assistência médica, educação e serviços em geral, podemos oferecer opções de lazer e turismo para todas essas pessoas e os moradores em geral.

PUBLICIDADE

A Administração municipal pode contar com a participação da iniciativa privada e oferecer condições para todo esse desenvolvimento. Como exemplo temos um local no mirante do Morro do Cristo, que já foi um belo restaurante, com visão privilegiada, que está fechado há anos e que seria uma bela opção de lazer.

O Parque da Lajinha, que é muito bem localizado, poderia ter construídos, na sua entrada, restaurantes, sorveterias, lojas de artesanato, além da instalação de um teleférico, pedalinhos e mais trilhas. Tudo seria feito pela iniciativa privada, com a coordenação da Prefeitura.

PUBLICIDADE

O amplo funcionamento do Museu Mariano Procópio também poderia contar com restaurantes e lojas. É possível adotar o funcionamento de veículos turísticos nos fins de semana, na Avenida Rio Branco e na região Central, além da implementação de feirinhas de artesanatos, roupas e outros no Calçadão e no Parque Halfeld e em outras regiões também.

Os eventos são muito importantes, como exposições agropecuárias, shows em geral, feiras a nível estadual e federal (feiras de calçados, roupas e outros). Poderíamos ter instalação de hotéis, pousadas e restaurantes na cidade e na zona rural, como parques aquáticos e pesque e pague.

PUBLICIDADE

A coordenação e a procura desses investimentos por parte da Prefeitura, buscando ajuda a nível estadual e federal, colocados como prioridade, gerariam muitos empregos, renda e lazer para toda a população e aos turistas. Temos que colocar como prioridade a geração de empregos na cidade, e as pequenas iniciativas são muito importantes, com o investimento baixo pelo Poder Público. Todas as ideias e as iniciativas são bem-vindas, porque o importante é o desenvolvimento da cidade.

Exit mobile version