A descida da Serra de Petrópolis, no sentido Rio de Janeiro, ficou totalmente interditada durante a madrugada desta quinta-feira para passagem de uma carreta de grande porte. O veículo tem 39 metros de comprimento por 4,7 de largura e, sem o bloqueio dos demais veículos, não conseguiria fazer determinadas curvas da rodovia. De acordo com a Concer, o veículo transporta um tanque industrial para Itabira. Como a pista de subida é inacessível para uma carga de tal monta, o veículo teve que passar pela contramão.
Na última quarta-feira, durante audiência pública em Juiz de Fora, a ANTT ouviu demandas de lideranças de Juiz de Fora e da região em razão de um novo certame, previsto para 2022, envolvendo a concessão da rodovia, agora no trecho entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A serra é uma demanda permanente ante os riscos que proporciona aos usuários. Há obras necessárias que precisam ser concluídas para melhorar a mobilidade na região.
Uma das principais rodovias do país, a BR-040 é estratégica para os juiz-foranos por dar acesso a duas das principais capitais do país. E tanto em direção ao Rio de Janeiro quanto no trecho para Belo Horizonte há problemas que carecem de solução. Na região Fluminense, a Serra de Petrópolis é o principal entrave, enquanto no sentido Norte, o trecho entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte é o ponto mais crítico.
As duas pautas estão no pacote da nova concorrência, o que exige da própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a cobrança para que as duas ações sejam feitas já na fase inicial do novo modelo, pois há tempos deveriam ter sido superadas. Na direção ao Rio, a questão é mais grave, pois as obras foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União em decorrência de um impasse jurídico envolvendo a concessionária e o Governo federal.
Em Juiz de Fora, foi inserida uma nova proposta. Durante sua visita a Juiz de Fora, para a inauguração do Viaduto Hélio Fádel e encontro com lideranças empresariais, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao ser demandado, prometeu inserir a construção de um viaduto na Cidade Alta, para ligar a BR-040 à interminável obra da BR-440. O trecho final, de cerca de 500 metros, continua com obras paradas à espera de uma nova empreiteira, o que indica mais tempo para a sua conclusão.
A ANTT faz, nesta sexta-feira, a última audiência pública para receber as propostas das regiões cortadas pela rodovia para, a partir daí, fazer a análise técnica e avaliar a viabilidade de sua implementação. O relatório final deve ficar pronto em abril. Só a partir daí é que serão definidas as novas ações até o desfecho, com a abertura dos envelopes.