Site icon Tribuna de Minas

Novos secretários

PUBLICIDADE

A prefeita eleita, Margarida Salomão, fez, na manhã desta quinta-feira, o que foi prometido durante sua campanha: anunciou um secretariado com o mesmo número de mulheres e homens. Durante a solenidade, como forma de marcar simbolicamente a paridade concretizada, os 20 titulares ficaram estrategicamente sentados em cadeiras de lados opostos por gênero, cabendo à própria prefeita eleita anunciar, em primeiro lugar, o nome das dez secretárias escolhidas, destacando depois os futuros secretários.

A novidade da solenidade, porém, ficou por conta do anúncio de algumas pastas, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que vai funcionar como uma supersecretaria, articulando as funções da atual Secretaria de Transporte e Trânsito, em conjunto com a Cesama, o Demlurb e a Empav. Também caberá ao órgão cuidar da política pública voltada para habitação e moradia do município, atualmente sob responsabilidade da Emcasa. A própria prefeita eleita fez questão de falar sobre as mudanças na estrutura da Prefeitura. No seu entendimento, a configuração apresentada está em conformidade com sua proposta de governo e sua agenda para Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

Outra inovação apresentada por Margarida como prioridade de gestão é a criação da Secretaria de Recursos Humanos. A proposta é desenvolver uma política de recursos humanos para motivar, requalificar e valorizar os servidores. A prefeita eleita quer engajar o funcionalismo em seu projeto de governo.

Uma pasta que também surge como diferencial é a Secretaria da Tecnologia da Informação e Processos Administrativos, que tem por meta informatizar toda a estrutura da Administração municipal, da concessão de alvarás à marcação de consultas, e resolver as demandas e os problemas da população. Por outro lado, a promessa é aumentar a transparência e dar conhecimento ao público de todo o fluxo administrativo.

PUBLICIDADE

Na pasta de Direitos Humanos, serão criadas áreas voltadas para o combate ao racismo, às pessoas com deficiência, às mulheres, à juventude e ao público LGBTQIA+. A Secretaria de Planejamento Urbanístico, por sua vez, deverá ser responsável por implementar o Estatuto das Cidades; a de Turismo, gerar novos negócios, criar empregos e projetar a cidade; e a de Agropecuária e Abastecimento – um resgate de uma pasta que já foi considerada uma das mais relevantes em gestões anteriores -, dinamizar um cinturão verde em Juiz de Fora.

O redesenho na estrutura administrativa da Prefeitura deixou claro como a nova gestão pretende cumprir suas promessas de campanha. Durante a apresentação, Margarida fez questão de lembrar que caberá a ela o comando da equipe, mas também fez questão de atribuir aos seus secretários a posição de maior responsabilidade no Governo de Juiz de Fora. Antes da posse no dia 1º de janeiro, a prefeita eleita pretende apresentar os nomes do segundo escalão e completar os quadros da sua gestão. Aos poucos, a nova Prefeitura de Juiz de Fora se apresenta.

PUBLICIDADE
Exit mobile version