O Corpo de Bombeiros de Barbacena recebeu do Governo do Estado um caminhão autobomba. Estes veículos são utilizados em operações que envolvam, principalmente, o combate a incêndios e salvamentos. A viatura possui um tanque de aço inox com capacidade para armazenar até 4.500 litros de água e é equipado com canhão monitor, mangotinho e mangotes, além de compartimentos para acondicionar materiais de combate a incêndio e salvamento terrestre, aquático e em altura.
Na solenidade de entrega realizada em Belo Horizonte, na última sexta-feira (21), o governador Fernando Pimentel (PT) também entregou outras cinco viaturas aos municípios de Araxá, Contagem, Governador Valadares, Montes Claros e Varginha. O investimento para aquisição dos veículos foi de R$ 2,6 milhões.
A compra dos novos veículos, segundo o governador, faz parte de um projeto de ampliação da atuação do Corpo de Bombeiros no interior do estado. “Estamos fazendo um esforço grande para interiorizar o Corpo de Bombeiros. O nosso projeto é levarmos grupamentos dos Corpo de Bombeiros, menores do que um destacamento, para mais municípios. Esse veículo vai ser a base de um destacamento com 16 bombeiros, um veículo desse e mais uma viatura, caminhonete, que pode atender perfeitamente municípios de porte menor, de 30 mil, 40 mil, até 50 mil habitantes. Esse é um jeito de a gente espalhar mais o Corpo de Bombeiros e chegar à nossa meta, que é interiorizar sem um gasto excessivo. Nós temos uma estrutura muito boa do Corpo de Bombeiros, mas ela é uma estrutura cara, precisamos multiplicá-la de maneira a não onerar mais o Estado, mas, ao mesmo tempo, atender à população”, disse, em entrevista à Agência Minas.
Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Cláudio Roberto de Souza, viaturas que já atendem aos grupamentos das cidades contempladas na entrega desta sexta-feira serão redistribuídas para outros municípios. “Nós temos um projeto de expansão com o apoio do Governo do Estado. Vamos abrir frações com menor número de militares, menos viaturas e, na medida do possível, integradas com o Samu. Municípios de menor porte receberão grupamentos de menor porte também, para que possamos expandir nossas ações aos mais longínquos municípios mineiros, onde haja demanda do Corpo de Bombeiros”, afirmou à Agência Minas.