A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) divulgou, na última semana, o ranking das 55 universidades que mais incentivam o empreendedorismo no Brasil. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) ocupa a sétima posição no país. Em todo o estado, a UFV só fica atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que neste ano alcançou o segundo lugar. A primeira colocação ficou com a Universidade de São Paulo (USP). Entre outras universidades de Minas Gerais citadas na pesquisa estão a Universidade Federal de Itajubá (Unifei – 9° lugar), Universidade Federal de Lavras (Ufla – 15°), Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM – 16°), Universidade Federal de Uberlândia (UFU – 26°) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop – 31°). A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a de São João Del-Rei (UFSJ) não foram citadas na pesquisa.
Desenvolvida em parceria com a consultoria McKinsey, a pesquisa resultou no Índice de Universidades Empreendedoras, tendo sido realizada com mais de dez mil universitários. Foram avaliados itens como cultura empreendedora, inovação, extensão, capital financeiro, internacionalização e infraestrutura.
Os eixos centrais do estudo foram definidos após os estudantes apontarem quais aspectos eram considerados fundamentais para que uma instituição se tornasse referência em empreendedorismo. Além disso, eles também elencaram as experiências mais relevantes para o desenvolvimento do empreendedorismo na sua formação acadêmica, e os motivos que levam os alunos a permanecerem ou saírem de suas instituições.
A pesquisa completa pode ser acessada neste link.
Confira o Top 10
- Universidade de São Paulo (USP) – nota 7,26
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – nota 6,90
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – nota 6,84
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – nota 6,45
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) – nota 6,18
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – nota 6,16
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) – nota 5,91
- Universidade Federal de Brasília (UnB) – nota 5,86
- Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – nota 5,80
- Universidade Federal do Paraná (UFPR) – nota 5,74