Foi assinada, nesta quinta-feira (19), a ordem de serviço para início das obras na LMG-871, estrada que liga Lima Duarte ao distrito de Conceição do Ibitipoca. Após a assinatura do documento, a empresa juiz-forana Nexxus tem dez dias úteis para iniciar a intervenção, ou seja, até o dia 2 de fevereiro.
A ordem foi assinada durante reunião entre a construtora e a Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca (Amai) para esclarecer dúvidas da população quanto ao projeto. Conforme o diretor da Nexxus, Rafael Bellose, a reunião foi tranquila e serviu para delimitar o que é responsabilidade da empresa e o que é responsabilidade da Prefeitura de Lima Duarte, que também tinha representantes na reunião e confirmou à Tribuna que a ordem de serviço foi assinada.
Conforme o contrato, será feito o calçamento com blocos intertravados a partir do km 1,4 até o km 14,3, no sentido Lima Duarte-Ibitipoca. A demanda é histórica na região, que sofre com os atoleiros em época de chuva. Em 2021, o morador e proprietário de um sítio à beira da estrada de acesso a Conceição de Ibitipoca, o aposentado Luvercínio Gabriel Borges, contou a Tribuna que desde quando tinha 5 anos de idade, seu pai lhe dizia que a estrada seria asfaltada. “Completo 72 esse mês e não devo ver isso aqui calçado.”
A primeira intervenção, segundo a Nexxus, será a montagem do canteiro de obras. “Hoje nós demos uma boa olhada na região onde será montado o canteiro, depois disso nós vamos começar os trabalhos pesados de passar a máquina.” A intervenção, que será realizada a partir de fevereiro, terá como principal desafio o período chuvoso. No entanto, Bellose afirma que pretende resolver eventuais questões junto à comunidade e à Prefeitura de Lima Duarte. “A Nexxus se colocou à disposição de toda comunidade para esclarecer questões e receber demandas.” Um endereço de e-mail foi criado para que a população possa entrar em contato direto com a construtora: ouvidoria@nexxusconstrutora.com.br.