Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (17) na Câmara de Belmiro Braga debateu sobre a criação do Monumento Natural Municipal Corredeiras e Piracemas do Rio Preto no município. O projeto da unidade de conservação é uma iniciativa das prefeituras de Belmiro Braga (MG) e Rio das Flores (RJ), a partir da demanda da população para preservação do curso d’água.
O Monumento Natural Municipal Corredeiras e Piracemas do Rio Preto Mineiro terá cerca de 285 hectares, distribuídos ao longo de 39,3 quilômetros do Rio Preto, dentro dos limites de Belmiro Braga. Na outra margem, o projeto prevê cerca de 786 hectares ao longo de 39,6 quilômetros, nos limites de Rio das Flores.
O estudo técnico apresentado pela Prefeitura de Belmiro Braga aponta que o Monumento Natural é uma alternativa para o aproveitamento sustentável do Rio Preto. Seu objetivo é proteger e restaurar a biodiversidade e os sítios naturais ao longo do Rio Preto, e promover atividades de educação ambiental, pesquisa científica, lazer e recreação.
Além disso, a unidade de conservação visa contribuir para fomentar a geração de emprego e renda, por meio do ecoturismo. Como apontado pela Prefeitura de Belmiro Braga no estudo técnico, o Monumento Natural “está sintonizado com a tendência mundial de valorizar e proteger os rios em estado natural, para usufruto da população e conservação da biodiversidade aquática e ribeirinha e uso múltiplo sustentado das águas”. O estudo técnico completo pode ser visualizado por meio deste link. Nesta terça-feira (18), também haverá uma audiência em Rio das Flores, a partir das 9h, para falar sobre o projeto do Monumento Natural.