Uma tempestade atingiu Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, e deixou ao menos 34 pessoas mortas no fim da tarde desta terça-feira (15), de acordo com informações da Defesa Civil do Rio de Janeiro. A situação mais crítica seria em uma encosta na localidade denominada Morro da Oficina.
Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver a força da água em diversos pontos da cidade, dentre eles o Centro Histórico. Equipes do Corpo de Bombeiros também buscam por soterrados. Todo o efetivo da corporação de Petrópolis foi mobilizado – 120 agentes estão trabalhando no socorro à população, segundo a instituição. Outros 60 militares estariam a caminho do município. Até por volta das 20h, não havia uma avaliação completa da situação. .
Apenas na terça-feira, em seis horas, choveu em Petrópolis 259 milímetros, de acordo com dados do Centro de Alerta de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). Para se ter ideia deste volume, ele representa 148% da média histórica de precipitações no mês de fevereiro em Juiz de Fora.
A Prefeitura de Petrópolis informou ainda ter decretado estado de calamidade pública. “Equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Além da Defesa Civil, agentes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, de Obras e de demais áreas do governo seguem no suporte às 95 ocorrências registradas até o momento.”
“Comunicamos que forte chuva atingiu a cidade de Petrópolis (RJ) no fim da tarde desta terça (15), provocando danos generalizados. Equipes de emergência atuam no socorro às vítimas. O Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil foi mobilizado para prestar apoio”, publicou a Defesa Civil Nacional no Twitter.
BR-040 com barreira
Por volta das 20h30, a Concer informou que o km 82 da subida da Serra de Petrópolis permanecia em meia pista devido à queda de uma rocha de grande porte que deslizou para a pista. O serviço de desmonte foi iniciado ainda durante a noite, mas até a manhã desta quarta-feira (16) permanecia sem prazo para ser concluído. Além da rocha, terra e vegetação também atingiram a pista. O tráfego de veículos está sendo aberto em intervalos.