A liberação de verba para pavimentar a LMG-871, estrada que liga Lima Duarte ao distrito de Ibitipoca, aguardada desde 2021, pode ocorrer em breve. A informação é do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG). À Tribuna, o órgão afirmou que o primeiro passo para a pavimentação pode ocorrer já em fevereiro, com a assinatura de convênio a ser firmado com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Conforme a assessoria do DER-MG, o convênio prevê a destinação de R$ 9,5 milhões para a pavimentação da estrada, que dá acesso a Conceição de Ibitipoca, onde está localizado o Parque de Ibitipoca, um dos principais pontos turísticos da região. O acordo surgiu por meio de articulações entre a Prefeitura de Lima Duarte, o DER-MG e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
Ainda segundo o DER, atualmente, a Prefeitura de Lima Duarte realiza a atualização do orçamento da obra para que seja dado andamento à assinatura do convênio, até fevereiro, quando poderá haver o repasse de recursos para a contratação e a execução dos serviços. Procurada pela Tribuna, a Prefeitura confirmou que a atualização do orçamento está sendo realizada, porém não pode informar se o valor de R$ 9,5 milhões será suficiente para realização da intervenção, visto que o orçamento não foi concluído.
De acordo com o DER-MG, dos dois convênios firmados em 2020 com Lima Duarte, um diz respeito, justamente, à manutenção e execução das obras de pavimentação, com blocos intertravados, no trecho entre os km 0 e 2 da estrada. Além deste, outro convênio delegou à Prefeitura a administração, manutenção e operação de trânsito da LMG-871. Neste caso, o trecho compreendido fica entre o km 2 e o Parque Estadual de Conceição de Ibitipoca, com extensão de 23,7 km.
Atual situação da estrada
O tráfego na LMG-871 é um problema antigo da região, já que, em períodos chuvosos, a maior parte do trecho fica intransitável por conta das más condições. Devido às precipitações dos últimos dias, a população voltou a enfrentar transtornos, como a suspensão da vacinação contra a Covid-19.
Na tentativa de mitigar os transtornos, nesta quarta-feira (12), moradores e empresários locais de Ibitipoca se reuniram para realizar um mutirão de conservação na estrada que liga o distrito a Lima Duarte. Uma vaquinha foi feita para ajudar no custeio do combustível de carros, e máquinas foram emprestadas pela Prefeitura e empresários para a realização das obras de manutenção.
Segundo a assessoria da Prefeitura de Lima Duarte, a expectativa também é de que, com a redução das chuvas intensas, a situação da estrada melhore. “Com o decreto emergencial, vamos conseguir o reforço na manutenção das estradas e, com isso, acreditamos em uma melhora por agora”, afirmou à Tribuna.