Site icon Tribuna de Minas

Após combate durante a madrugada, incêndio em Ibitipoca é controlado

(Foto: Divulgação/Parque Estadual do Ibitipoca)

PUBLICIDADE
Registro da manhã desta sexta mostra combatentes ainda em ação (Foto: Gabriel Fortes)

Desde a tarde de quinta-feira (9), bombeiros, brigadistas voluntários e uma equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF) combatem um incêndio em mata nas imediações do Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora. A situação exigiu, inclusive, o apoio de um helicóptero do Corpo de Bombeiros no combate. Por volta das 8h desta quinta, a situação era considerada controlada, com o incêndio controlado.

De acordo com o combatente Gabriel Fortes, que já atuou em incêndios anteriores na mesma região, o fogo começou por volta das 15h de quinta, na região conhecida como Mata dos Melos. Ainda na quinta, informação extraoficial obtida pela Tribuna dava conta de que o incêndio tinha atingido a região chamada Areião, na Várzea de Santo Antônio, e também a Grota do Pinheirinho. Brigadistas, voluntários e bombeiros estavam mobilizados para que as chamas não atingissem a área de conservação do Parque do Ibitipoca. “Hoje, por enquanto, está debelado (o incêndio)”, disse Gabriel, enquanto ainda estava na mata, na manhã desta sexta.

PUBLICIDADE

Em publicação nas redes sociais, a direção do Parque informou que o incêndio ocorreu próximo à divisa norte do espaço de conservação. “Desde já agradecemos a equipe do parque, brigadistas voluntários, bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais, parceiros, comunidade e todos que estão dando força total para vencermos essa batalha”, diz o texto.

Por meio de nota, o IEF confirmou que o incêndio foi controlado. “As chamas não chegaram a atingir o interior da unidade de conservação”, afirmou o órgão. Segundo a entidade, nesta sexta, os combatentes ainda estão mobilizados para monitorar a área e o rescaldo dos locais atingidos. “Ainda não há informações sobre a área total atingida”, complementa. Em contato, o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora reforçou que mantém equipes combatendo os pequenos focos restantes.

PUBLICIDADE

Incêndios na Serra de São José e em Ouro Branco

Em outros pontos da região, incêndios também têm atingido matas e exigido combate do Corpo de Bombeiros. Entre domingo (5) e quinta-feira, cerca de 50 pessoas enfrentaram focos de incêndio na Serra de São José, na cidade de Prados. Ao longo dos dias, mais de 800 hectares de mata foram consumidos pelo fogo, que ainda exigiu a utilização de um helicóptero do IEF e dois aviões.

Mesmo com as chamas controladas na quinta, equipes ainda permanecem em estado de alerta para o surgimento de novos focos de incêndio. “Por toda a madrugada (desta sexta) a situação será monitorada e, pela manhã, equipes de brigadistas irão ao local para fazer um rescaldo, visando extinguir qualquer chance de as chamas voltarem. Em ocasiões assim, é necessário estar alerta 24 horas”, afirmou, em comunicado do Corpo de Bombeiros, o comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del Rei, tenente Guimarães, na quinta.

PUBLICIDADE

Em Ouro Branco, cidade distante 188 quilômetros de Juiz de Fora, o incêndio na serra do município ainda ameaça a vegetação. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde quarta-feira (8) equipes do IEF combatem focos de incêndio, sobretudo, na região conhecida como Paredão da Serra, área mista entre pasto e mata. Ainda na quinta, os agentes tentavam controlar as chamas no topo da serra.

Os bombeiros ainda não estimaram a área atingida, informando que a maioria dos danos se concentrou em espaço de reserva. Foram empenhados 23 combatentes na quinta-feira, contando ainda com dois aviões e um helicóptero. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes ainda estão empenhadas ao longo desta sexta.

PUBLICIDADE
Exit mobile version