Site icon Tribuna de Minas

Juiz de Fora é a segunda cidade da região com mais casos de dengue

Foto: Divulgação PJF

PUBLICIDADE

Juiz de Fora é a segunda cidade da região com mais casos prováveis de dengue, atrás apenas de São João Nepomuceno. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atualizado nesta segunda-feira (8), o município já registrou 562 casos prováveis da doença. O Estado trabalha apenas com o número de notificações de suspeitas da doença. Já segundo a Secretaria de Saúde (PJF) – que divulga o número de confirmações -, 456 casos de dengue já foram confirmados até esta segunda.

O ano de 2019 tem sido considerado epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes, conforme os órgãos de saúde. Para efeitos de comparação, os dados da Secretaria de Saúde apontam para 96 casos confirmados de dengue em 2018, contra as 456 confirmações registradas neste ano, até essa segunda.

PUBLICIDADE

O problema de saúde pública atinge todo o país e também tem feito vítimas na Zona da Mata. Distante 65 quilômetros de Juiz de Fora, a cidade de São João Nepomuceno é a primeira da região em número de suspeitas de dengue. No total, já são 953 notificações registradas pela SES. Chácara, Descoberto, Guarani, Patrocínio do Muriaé, Piraúba, Patrocínio do Muriaé, Rio Espera, Rio Novo, Rio Pomba e Tabuleiro são cidades da Zona da Mata onde a incidência de dengue é considerada muito alta.

Aplicação de larvicida

A aplicação de larvicida contra os criadouros de Aedes aegypti nas marquises do Centro continua nesta quarta-feira (10). A aplicação vai acontecer no início da manhã, entre 5h e 7h, nas ruas Marechal Deodoro – parte baixa -, Fonseca Hermes e Mister Moore. Em parte da Rua Marechal Deodoro, o trabalho que estava previsto para a próxima quinta-feira (11), foi antecipado e aconteceu na manhã desta terça, após a aplicação do inseticida nas marquises da Rua Halfeld.

PUBLICIDADE
Ação seguirá nesta quarta-feira, com aplicações no Centro (Foto: PJF/Divulgação)

Estado caminha para epidemia

Com quase cem mil casos prováveis da doença (99.599) e 12 mortes confirmadas em outras regiões do estado – outros 33 óbitos estão sendo investigados -, Minas Gerais caminha para ter, mais uma vez, uma epidemia de dengue. Com isso, a SES está elaborando um decreto de emergência devido à grande infestação do mosquito Aedes aegypti, entretanto, a pasta ainda afirma que não é possível fornecer mais detalhes sobre o assunto.

Chikungunya

PUBLICIDADE

A chikungunya também não deixa de preocupar. Isso porque Juiz de Fora continua sendo a cidade do estado com maior número de notificações da doença, com 210 suspeitas. Até o momento, 106 foram confirmadas pelo Município. Em todo o ano passado, foram confirmados 23 casos da doença na cidade.

Exit mobile version