Desde quinta-feira (6), o município de Lima Duarte não pode receber quaisquer eventos que causem aglomeração. A medida foi tomada pela Prefeitura, por meio de decreto, após a cidade registrar um surto de casos de Covid-19 logo após as festas de final de ano. A série de contaminações causou maior demanda nas unidades de saúde e preocupação à população local.
De acordo com o decreto, “fica terminantemente proibida a formação de aglomerações”, inclusive com proibição de música ao vivo, “independentemente de horário ou local”. O texto ainda define que está vedada a “realização de eventos dançantes, shows, espetáculos, exposições, congressos, espetáculos circenses e eventos congêneres”.
A medida cita boates, danceterias, salões de dança e casas de festas como exemplos de estabelecimentos proibidos. Entretanto, “eventos de natureza religiosa” são definidos como exceção e podem continuar acontecendo no município.
A ação da Prefeitura de Lima Duarte acontece após o município confirmar 68 casos de Covid-19 apenas nesta semana. Foram realizados 254 testes com moradores da cidade, em surto que é relacionado pelo Executivo municipal à realização de eventos durante o período de final de ano, sobretudo no distrito de Conceição do Ibitipoca.