Um aposentado de 75 anos foi preso pela Polícia Militar por desacato e ameaça com uso de arma de fogo contra um funcionário público durante campanha de vacinação animal em São João Nepomuceno. O caso foi registrado pela PM neste domingo (5), em um posto de saúde no Distrito de Carlos Alves, na cidade localizada a cerca de 65 quilômetros de Juiz de Fora.
De acordo com o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), a PM foi acionada por servidores da Secretaria de Saúde daquele município, que prestavam serviço de vacinação canina na sede do posto do distrito. Segundo eles, o aposentado chegou ao local, já exaltado, exigindo que os funcionários pegassem seu cachorro, que estava no interior de seu veículo, para ser vacinado.
Os servidores explicaram ao aposentado que eles não poderiam fazer tal procedimento e que ele mesmo deveria retirar o animal do veículo, a fim de evitar que o cão estranhasse as pessoas e as agredisse. Diante disso, o aposentado, segundo os servidores, ficou ainda mais exaltado, direcionando seus xingamentos para um servidor de 40 anos. Ele ameaçou o servidor, afirmando que lhe daria um tiro na testa.
O aposentado deixou o local, e a PM foi acionada. Ao realizar buscas pela região, o homem foi localizado em sua residência. Ele confirmou que esteve no posto mais cedo e que, por ter se machucado ao tentar tirar seu cachorro do carro, solicitou ajuda aos funcionários. Ele relatou que perdeu o controle e ameaçou o servidor de morte e que estava arrependido. Ainda segundo o Reds, o aposentado confessou que desacatou o funcionário, fazendo menção à utilização de arma de fogo. Ela ainda disse que tinha um rifle calibre 22 registrado em seu nome.
A arma foi localizada pelos policiais atrás da porta quarto do aposentado, carregada com nove projéteis. Todavia, segundo a PM, após pesquisa no sistema policial, foi constatado que a arma devia estar acautelada em outro endereço, na cidade de Piau (MG).
A vítima reconheceu o aposentado e manifestou o interesse de denunciá-lo. O homem, então, foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, em Juiz de Fora. O armamento foi apreendido, juntamente com cem munições intactas.