Site icon Tribuna de Minas

DataTempo aponta vantagem de Lula sobre Bolsonaro entre eleitores mineiros

PUBLICIDADE

Publicada nesta segunda-feira (9) pelo jornal O Tempo, a mais recente pesquisa do instituto DataTempo avaliou a intenção de voto dos eleitores mineiros com relação à disputa pela Presidência da República nas eleições de outubro. O levantamento estimulado, em que são oferecidos os nomes dos possíveis candidatos, aponta vantagem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pouco menos de cinco meses do primeiro turno. No recorte, Lula aparece com 44,4% das intenções de voto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que vai tentar a reeleição, aparece na segunda colocação, com 29,95%.

Com Lula e Bolsonaro polarizando a disputa também entre os eleitores do estado, nenhum dos demais candidatos chegou próximo de dois dígitos do percentual de intenções de voto apurado entre os eleitores mineiros. Quem apareceu numericamente à frente na terceira colocação foi o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 4,55%. Na sequência apareceram o deputado federal André Janones (Avante), com 3,1%; o ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB), com 2,75%.

PUBLICIDADE

Os demais nomes não chegaram a 1%, em lista que tem Vera Lúcia (PSTU), com 0,6% das intenções de voto; Simone Tebet (MDB), com 0,55%; Felipe D’Avila (Novo), com 0,35%; e José Maria Eymael (DC), com 0,05%. O percentual de eleitores mineiros que, no momento, manifestam a intenção de votar em branco ou mesmo anular seu voto foi de 8,15%. Outros 5,55% não souberam se manifestar ou não responderam.

Assim, desconsiderando as manifestações daqueles que sinalizaram voto em branco ou nulo ou se mostraram indecisos, em uma simulação da votação válida, a pesquisa DataTempo aponta que Lula alcançaria 51,4% dos votos. Bolsonaro chegaria a 34,7% das intenções entre aqueles que pretendem fazer valer seus votos.

PUBLICIDADE

Esta é a segunda pesquisa realizada pelo DataTempo para mensurar a intenção de voto dos eleitores mineiros nas eleições de outubro, no que diz respeito à disputa pela Presidência. Em novembro, Lula tinha 38%. Agora, chegou a 44,4%. Bolsonaro passou de 21,7% para 29,95%.

Com isso, a diferença entre os dois candidatos melhores colocados em todas as pesquisas de intenção de voto passou de 16,3 pontos percentuais para 14,45%, oscilando negativamente dentro da margem de erro de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

Além da oscilação positiva de Lula e Bolsonaro, a principal diferença da pesquisa é a saída do nome do ex-juiz e ex-ministro de Justiça Sérgio Moro da lista de candidatos apresentados ao eleitorado para a realização do levantamento. Em novembro, Moro somou 6,9% das intenções de voto entre os eleitores mineiros na primeira pesquisa DataTempo.

As intenções de voto de Lula e Bolsonaro entre os eleitores mineiros também oscilaram positivamente entre a primeira e a segunda pesquisa DataTempo no levantamento espontâneo, quando não é oferecido ao eleitorado os nomes de possíveis candidatos. Lula passou de 30,1% em novembro para 35,8% no estudo divulgado nesta segunda; Bolsonaro evoluiu de 21,7% para 25,65% no mesmo período.

PUBLICIDADE

Segundo turno

O DataTempo ainda mensurou a intenção de voto dos eleitores mineiros em um possível segundo turno disputado entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma vez mais, o petista apareceu em vantagem, com uma margem de 18,7 pontos percentuais à frente do pré-candidato do PL. Neste recorte, Lula somou 53,1% das intenções de voto contra 34,4% de Bolsonaro. A mensuração aponta que, neste cenário, 9,4% tem intenção de votar em branco ou anular seu voto; 3,1% não souberam se manifestar ou não responderam.

A pesquisa DataTempo foi financiada com recursos próprios. Para o apontamento dos resultados, o instituto realizou duas mil entrevistas domiciliares, em todas as regiões do estado. As consultas foram feitas entre os dias 30 de abril e 5 de maio. A margem de erro do estudo é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais com o número MG-01720/2022.

Exit mobile version