O transporte público de Juiz de Fora será gratuito neste domingo (2) até às 18h, e os eleitores na cidade estão usufruindo do benefício para comparecer às suas seções eleitorais. A iniciativa foi anunciada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na última sexta (30 de setembro), justamente com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas ao direito de votar, seguindo a recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme a PJF, os ônibus funcionam com os mesmos horários dos dias de semana, sem redução da frota.
Participando pela primeira vez como eleitor, Pedro Vitor Fernandes, 16 anos, acredita que a gratuidade do transporte público pode contribuir para que não haja tantas ausências para a votação. “Eu acho muito importante, porque muitas pessoas realmente deixam de votar por causa do transporte”, diz. O jovem ainda ressaltou a importância de comparecer às urnas, mesmo não tendo obrigatoriedade, como no seu caso. “Eu acredito que a democracia é muito importante pra todos nós. Tudo na vida do ser humano envolve a política.”
A eleitora Aline Oliveira usou o transporte público para se locomover de seu bairro, Bom Pastor, na Zona Sul, até o Colégio Stella Matutina, na região central, seu local de votação. Para ela, a gratuidade dos ônibus foi uma iniciativa positiva por facilitar o acesso às seções eleitorais. “Votar é obrigatório, e já que é obrigatório, vamos dar condições para as pessoas chegarem ao voto”, diz.
A moradora do Bairro Graminha, Zona Sul, Maísa Moreira, 19 anos, vota na Faculdade Machado Sobrinho, no Centro, e também utilizou o transporte público gratuitamente neste domingo. “Eu tô achando bom, porque facilita o deslocamento para o voto.”