Como já é tradicional nos processos políticos em Juiz de Fora, a manhã do último dia de campanha antes do primeiro turno das eleições, que acontece neste domingo (2), foi marcada pela presença de militantes, apoiadores, cabos eleitorais e candidatos na região central da cidade, neste sábado (1º). Basicamente, o ponto alto das mobilizações se deu na Rua Halfeld. Desde o Calçadão até o Parque Halfeld, cada metro quadrado foi disputado por bandeiras e adereços de candidatos diversos. Principalmente, daqueles que têm domicílio eleitoral no município e disputam cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados.
Vale ressaltar que a partir das eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a não divulgar o domicílio eleitoral de candidatos a presidente, governador, senador e deputados, cadeiras que estarão em disputa no pleito marcado para este domingo. As informações deixaram de ser públicas por conta de restrições trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
No entanto, estimativas feitas a partir de dados disponibilizados pelo próprio TSE, como a relação de filiados a partidos políticos e de registros de candidaturas, apontam que Juiz de Fora tem 74 candidatos, sendo 39 postulantes a uma cadeira de deputado estadual e 34, a deputado federal. As campanhas de boa parte desses candidatos estavam presentes nas concentrações observadas na Rua Halfeld.
Cabe destacar que, das dez candidaturas colocadas para o Governo de Minas, três têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora: Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Marcus Pestana (PSDB). Destes, Lorene e Pestana estiveram no Calçadão na manhã deste sábado.
LEIA MAIS
Muito além das bandeiras
Para além do visual das bandeiras, as campanhas apostaram em ferramentas diversas para tentar chamar a atenção do eleitorado. Alto-falantes, caixas de som, batucadas e baterias de escola de samba, além do coro da militância, aumentaram a já tradicional poluição sonora do Calçadão.
O que também chamou atenção foi a forte presença das campanhas presidenciais nas manifestações. As militâncias de candidatos à esquerda do espectro político nacional, por reiteradas vezes, entoaram o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também gritaram “fora, Bolsonaro”. Já a candidatura à reeleição do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estava presente na forma de bandeiras e adereços de candidatos de partidos ligados à base do Governo.
A concentração de cabos eleitorais e apoiadores de candidatos locais já era observada a partir das 9h. Neste momento, as maiores aglomerações se davam no Parque Halfeld e no Calçadão, na altura da esquina com a Avenida Rio Branco. Até ao meio-dia, quando a edição desta matéria foi realizada, o momento de maior movimentação se deu quando a militância de uma candidata a deputada federal pelo PT resolveu partir do Parque Halfeld e caminhar pelo Calçadão.
Em frente ao prédio da Câmara Municipal, os militantes petistas cruzaram com apoiadores e cabos eleitorais de uma candidata a deputado estadual e de um candidato a deputado federal de partidos da base do Governo Jair Bolsonaro. Os próprios militantes fizeram cordões de isolamento, e as provocações ocorreram de forma democrática, com cada grupo gritando o nome de seus candidatos. Durante esta movimentação, o trânsito das três faixas da Avenida Rio Branco chegou a ser interrompido por aproximadamente quatro minutos, devido ao fluxo de pessoas.
Militância se fez presente
Após essa primeira movimentação, a militância de várias candidaturas também desceram o Calçadão da Rua Halfeld. O primeiro grupo ainda seguiu pela Rua Batista de Oliveira até a Rua Marechal Deodoro, de onde seguiu em direção à Avenida Francisco Bernardino. Neste deslocamento, o trânsito da Avenida Getúlio Vargas chegou a ser comprometido por alguns minutos.
Outros grupos utilizaram-se das galerias para retornar pela Rua São João Nepomuceno em direção à Avenida Rio Branco. Assim, por várias vezes, o trânsito da principal avenida da cidade acabou comprometido, ao menos por alguns minutos, pelas movimentações capitaneadas pelas candidaturas locais. Na Praça da Estação, ocorreram concentrações de apoiadores de candidaturas de partidos de esquerda. Estes militantes começaram a subir a Rua Halfeld, em direção ao Calçadão, por volta das 11h30.