Mesmo sem fazer campanha, o ex-prefeito Bruno Siqueira teria o voto de 6,9% dos mineiros na disputa para o Senado, contando primeira e segunda opção, de acordo com a pesquisa Data Tempo/CP2 publicada na edição desta terça-feira pelo jornal O Tempo de Belo Horizonte. O primeiro lugar se mantém com a ex-presidente Dilma Rousseff, com 21,2% das intenções de voto. Mesmo sob fogo cerrado e com intenso desgaste, o senador Aécio Neves, se as eleições fossem hoje, se reelegeria com 14% da votação.
Primeira opção
De acordo com os números, Dilma Rousseff, levando-se em conta apenas a primeira escolha, é citada por 21,2% dos mineiros. O senador Aécio Neves (PSDB) por 14% dos eleitores. O jornalista e apresentador de TV Mauro Tramonte está em terceiro lugar com 9,5%. A deputada federal Jô Moraes (PCdoB) vem em seguida com 3,6%. O também apresentador de TV, Carlos Viana (PHS) registra 4,4%. Bruno Siqueira (MDB) ficou com 2,9% como a primeira escolha, mas 4% como a segunda opção dos eleitores.
Vai conversar
Com tais números, Bruno deve aproveitar sua estada em Belo Horizonte, onde, no sábado, será feita a convenção do MDB no sábado, para discutir o seu projeto. O problema é que o comando partidário é uma incógnita, pois negocia eventuais coligações em diversas frentes. Disse que não quer mais o PT e namora com o PSB de Márcio Lacerda, mas nem todos os socialistas querem essa aliança. O deputado Júlio Delgado ameaçou até mesmo uma intervenção da direção nacional para melar um possível acordo.
Incerteza emedebista
Esse cenário de incertezas inviabiliza decisões, pois o MDB tanto pode fazer o acordo e indicar o vice, que seria o deputado Adalclever Lopes, e abrir mão do Senado para acrescentar mais um nome à aliança, como também pode optar em indicar o senador, o que é menos provável. Nessa segunda hipótese, Bruno seria a opção, mas o diretório sabe que o tempo de TV é estratégico. Ele toparia se tivesse espaço integral. Se dividir com uma segunda opção, está fora e vai pensar na Assembleia Legislativa. As próximas horas são estratégicas.
Pesquisa da CNT
Em outra pesquisa registrada e divulgada nesta terça-feira, o cenário praticamente se repete no topo, mas tem alterações nas demais posições na disputa pelo Senado. Levantamento da CNT/MDA apresenta o seguinte quadro: Dilma Rousseff (PT) 21,5%; Aécio Neves (PSDB) 15,0%; Mauro Tramonte (PRB) 10,6%; Josué Alencar (PR) 10,4%; Carlos Viana (PHS) 7,7%; Jô Moraes (PC do B) 7,5%; Rodrigo Paiva (Novo) 5,7%; Dinis Pinheiro (SD) 4,3%; Bruno Siqueira (MDB) 3,9% e Jaime Martins (PROS) 3,6%. Branco / Nulo – na primeira opção 22,7%. Branco/ Nulo – segunda opção 27,5%. O número de indecisos é de 20,9%.