A JFTV Câmara realizou, entre estas quinta e sexta-feira (30), o primeiro debate entre os postulantes à sucessão do prefeito Antônio Almas (PSDB) na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Dos 11 candidatos ao Executivo, apenas Wilson Rezato (PSB), um dos líderes da pesquisa Ibope/TV Integração de intenção e votos espontâneos do eleitorado juiz-forano, se ausentou do encontro. Em tom moderado e enfrentamentos, por vezes, apáticos, a contenda estendeu-se entre 20h40 e 1h no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora. O debate foi mediado pelo radialista Marcelo Juliani.
Diante da ausência de Wilson – criticado nos últimos dias devido ao tom adotado em entrevista concedida à TV Alterosa e transmitida na última terça (27) -, e sem um candidato da Administração municipal posto como herdeiro do legado de Almas no pleito, os candidatos apresentaram as próprias ideias para o Município em tom razoavelmente cordial. Os sobressaltos foram poucos, uma vez que, embora de diferentes matizes ideológicas, os postulantes à PJF foram unânimes nas críticas ao atual governo.
O debate foi dividido em quatro blocos de interação entre os candidatos e, ao encerramento da etapa final, foram feitas considerações finais pelos participantes. No primeiro e no terceiro blocos, os participantes fizeram perguntas entre si, com temas livres e direito a réplicas e tréplicas – as perguntas não puderam ser dirigidas a candidatos que já haviam sido questionados anteriormente.
Já no segundo e quarto blocos, sob a mesma dinâmica de réplicas e tréplicas, as perguntas seguiram temas sorteados, definidos na última quarta (28): saúde, mobilidade urbana, educação, transporte público, cultura, turismo, emprego e renda, assistência social, urbanismo/acessibilidade, meio ambiente e esporte.
Fizeram-se presentes Aloizio Penido (PTC), Eduardo Lucas (DC), Fernando Elioterio (PCdoB), Ione Barbosa (Republicanos), Lorene Figueiredo (PSOL), Marco Felício (PRTB), Marcos Ribeiro (Rede), Margarida Salomão (PT), Sheila Oliveira (PSL) e Victória Mello (PSTU). Apenas profissionais de imprensa, bem como integrantes das campanhas dos candidatos assistiram, do Palácio Barbosa Lima, o encontro.
Novo debate será realizado pelo Grupo Solar
O debate promovido pelo canal público deve ser o único do 1º turno televisionado em rede aberta. Em 12 de novembro, inclusive, o Grupo Solar, em parceria com a UniAcademia, realizará um debate entre os postulantes à PJF. O enfrentamento será transmitido ao vivo pela Rádio CBN Juiz de Fora e o material em vídeo será disponibilizado pelas redes sociais da Tribuna.
Assista o debate na Câmara Municipal retransmitido pela Tribuna de Minas através do YouTube e Facebook.