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Ministro da Educação participa de evento em Juiz de Fora

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Durante a cerimônia foi anunciada a criação da Escola Nacional da Estatística e Avaliação da Educação, que será coordenada pelo Caed da UFJF (Foto: Felipe Couri)

O Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, participaram da solenidade de abertura da sexta edição do Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação (Conbratri) em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (29). Durante a cerimônia, organizada pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), foi anunciada a criação da Escola Nacional da Estatística e Avaliação da Educação, que será coordenada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Em sua fala, o ministro destacou a importância da criação da Escola Nacional para que o resultado das avaliações educacionais auxiliem os municípios do Brasil. A expectativa é receber 350 alunos já no primeiro ano. A parceria entre a Abave e a UFJF, com o apoio e financiamento do MEC, pretende estimular outras universidades brasileiras a oferecerem mais técnicas e cursos relacionados à estatística e educação.

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De acordo com o ministro, as aulas começam em novembro, e a aula inaugural está marcada para o dia 15 de outubro. Também participaram da mesa o presidente da Abave, Joaquim José Soares Neto, o vice-presidente, Reynaldo Fernandes, e o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David.

Programação

Com o tema Métodos para Detecção de Fraudes em Testes, a 6ª edição do Conbratri teve início nesta quarta e segue até sexta-feira (31), no Victory Hotel. Além da Abave, o congresso também é organizado pela comunidade de estatísticos brasileiros, e tem como objetivo a discussão de técnicas estatísticas e de métodos quantitativos aplicados à avaliação educacional. Além das conferências e minicursos relativos à temática do congresso, o VI Conbratri vai contar, em sua programação, com comunicações orais e sessão de pôsteres e divulgação da produção científica da área.

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